Comboios noturnos entre Paris e Viena: ajuda financeira cancelada!
A França planeia cortar a ajuda financeira aos comboios nocturnos entre Viena e Paris, pondo em perigo o seu futuro.

Comboios noturnos entre Paris e Viena: ajuda financeira cancelada!
Na sequência dos desenvolvimentos actuais, os comboios nocturnos entre Viena e Paris e entre Berlim e Paris estão em grave perigo. Como A imprensa informou, a França cancelou o apoio financeiro a estas ligações, o que significa que os serviços poderão ser interrompidos quando o horário mudar em meados de dezembro de 2023. De acordo com informações do Ministério dos Transportes de Paris e da estação ferroviária estatal SNCF, há falta de viabilidade financeira para continuar a manter ligações deficitárias.
Os comboios noturnos, operados pela ÖBB, Deutsche Bahn, SNCF e NMBS/SNCB, não são apenas uma ligação para os viajantes, mas também um sinal do regresso da mobilidade sustentável. Os comboios noturnos de Paris para Viena e Berlim retomaram recentemente as operações, mas isso só aconteceu após extensos trabalhos e meses de atualizações de infraestrutura. O novo serviço de comboio nocturno de Paris para Berlim também foi cancelado apenas oito meses após a sua introdução, realçando as incertezas em torno das ligações, conforme relatado num artigo de Ferrovia é para ser lido.
Antecedentes políticos e econômicos
Os antecedentes desta decisão drástica remontam ao Verão, quando o governo francês foi forçado a cancelar a ajuda milionária aos comboios nocturnos devido à elevada dívida nacional e a um orçamento de austeridade rigoroso. “A SNCF não pode manter ligações deficitárias”, afirma um comunicado da empresa, sublinhando a situação atual. A única esperança para os defensores dos trens noturnos está no “Oui au train de nuit!” iniciativa, que lançou atualmente uma petição online para preservar essas conexões. Isto já mobilizou quase 15.000 apoiantes num curto espaço de tempo e está a planear uma manifestação em frente à Gare de L'Est em Paris.
Embora atualmente não haja confirmação oficial de que as ligações serão interrompidas, a comunicação entre ÖBB, Deutsche Bahn e SNCF permanece tensa. A ÖBB afirmou que está em estreita comunicação com os seus parceiros sobre possíveis impactos.
Trens noturnos em ascensão?
Apesar dos desafios enfrentados pelos trens noturnos, eles retornaram surpreendentemente nos últimos anos. De acordo com informações de Consulta PB Numerosas novas ligações viram a luz do dia em toda a Europa. A tónica está na acessibilidade transfronteiriça sustentável, o que faz dos comboios noturnos uma esperança para a proteção climática e a redução de CO2. Mas as diferenças nacionais nas regulamentações relativas à tecnologia, infra-estruturas e operações continuam a representar um desafio.
Apesar da queda no número de conexões, os trens noturnos parecem ter alta prioridade no coração de muitos viajantes. A análise da oferta atual de comboios noturnos na Europa, encomendada pela PB Consult, fornece informações sobre as vantagens e desvantagens desta opção de viagem. Os resultados são mistos, mas também mostram o potencial que as ligações transfronteiriças têm no futuro.
Os próximos dias podem ser decisivos para saber se estas opções vitais de viagem entre Viena e Paris permanecerão. Um desenvolvimento emocionante para todos os noctívagos e fãs de viagens!