Os passageiros de St. Pölten reclamam: as viagens de trem agora duram 30 minutos a mais!
Os passageiros de Viena-Meidling reclamam dos atrasos dos trens que aumentam o tempo diário de viagem. A ÖBB pede desculpas pelo inconveniente.

Os passageiros de St. Pölten reclamam: as viagens de trem agora duram 30 minutos a mais!
Qualquer pessoa que tenha viajado de trem de Viena para St. Pölten nas últimas semanas provavelmente ficou bastante irritada. Um tempo de viagem diário quatro minutos a mais significa que muitos passageiros perdem uma conexão importante. De acordo com um relatório de coroa vomitou pelo fato de que o trem deles chega agora a Viena-Meidling às 7h33, enquanto o trem de conexão para St. Pölten sai apenas dois minutos depois, às 7h35. Meia hora a mais no caminho para o trabalho todos os dias.
A ÖBB também percebeu as reclamações dos viajantes e pediu desculpas pelo transtorno. O motivo dos atrasos são as medidas de desvio através da linha Pottendorf, que deverão durar até o final de agosto. De acordo com dados do Clube Austríaco de Transportes (VCÖ), quase todos os passageiros da Baixa Áustria têm problemas com comboios atrasados. Espantosos 43% dos entrevistados consideram que a pontualidade da ferrovia se deteriorou.
Pontualidade no transporte ferroviário – um tema polêmico
A pontualidade inadequada no transporte ferroviário austríaco não é um caso isolado. Uma investigação do APF mostra que a pontualidade da ÖBB em 2023 é de apenas 80,3 por cento, o que corresponde a uma diminuição em relação ao ano anterior. No entanto, os comboios locais têm um desempenho comparativamente bom, com uma taxa de pontualidade de 94,2 por cento. Embora os habitantes da Baixa Áustria sejam frequentemente os que mais sofrem com atrasos, o transporte de passageiros da ÖBB está na melhor comparação quando se trata de interfaces e ligações a comboios internacionais.
A pontualidade tem consequências para os passageiros. Em caso de atraso dos comboios igual ou superior a 60 minutos, os passageiros podem, de acordo com os regulamentos da ÖBB reivindicar compensação de 25% da tarifa. Se o atraso for superior a 120 minutos, chega a ser de 50%. Estes regulamentos deixam claro que os maus tempos de viagem também podem ter consequências monetárias - desde que os limites de compensação sejam superiores a 4 euros.
Baixa Áustria em foco
Quando se trata de conexões e coordenação entre ônibus e trens, 32% dos passageiros também veem necessidade de melhorias. Numa altura em que muitas pessoas dependem de meios de transporte ecológicos, isto é frustrante. Afinal de contas, 29 por cento dos passageiros da Baixa Áustria utilizaram o comboio com mais frequência nos últimos doze meses, embora tenham de se preocupar com a sua pontualidade. Isto mostra que a procura de alternativas amigas do ambiente está a crescer e que os fornecedores de transportes são obrigados a ter isto em conta no seu planeamento.
Os desvios e atrasos lembram-nos que mesmo a melhor tecnologia e logística nem sempre conseguem garantir um trânsito tranquilo. Os passageiros em Viena e arredores só podem esperar que os atrasos sejam em breve uma coisa do passado e que o tráfego ferroviário volte à proverbial via rápida.