Meidling: Luzes para Hetzendorf – conselho distrital traz inovações!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Meidling: A primeira reunião do conselho distrital em 2025 discute trânsito, democracia e infraestrutura. Os cidadãos podem participar.

Meidling: Erste Bezirksvertretungssitzung 2025 diskutiert Verkehr, Demokratie und Infrastruktur. Bürger können mitwirken.
Meidling: A primeira reunião do conselho distrital em 2025 discute trânsito, democracia e infraestrutura. Os cidadãos podem participar.

Meidling: Luzes para Hetzendorf – conselho distrital traz inovações!

Uma importante reunião do conselho distrital de Meidling foi recentemente realizada na Hetzendorfer Straße, que tratou de questões como trânsito, infraestrutura e compreensão da democracia. A primeira reunião ordinária ocorreu no prédio de escritórios e ofereceu espaço para discussões abrangentes. meinkreis.at relatou vários pedidos que foram encaminhados às comissões e os pedidos ao líder distrital Wilfried Zankl (SPÖ) foram debatidos.

O que é particularmente digno de nota é que doze de um total de 19 pedidos estavam relacionados com tráfego. Estes serão agora tratados pela Comissão de Transportes. Isto mostra que o tema da mobilidade e os desafios associados para os residentes de Meidling estão no topo da agenda. A Pro Hetzendorf (PH) também apresentou dois pedidos para melhorar a situação do estacionamento nas áreas de Hermann-Broch-Gasse, Hervicusgasse, Marschallplatz e Gartenstadt Tivoli, que são apoiados pelo Conselheiro Distrital Wolfgang Zorko (SPÖ). Ele relatou as discussões em curso com a cidade de Viena sobre este tema explosivo.

Propostas e discussões importantes

Outro ponto da agenda foi uma proposta dos Verdes para modernizar a área de reuniões em Reschgasse. O objectivo desta aplicação é claro: dar mais espaço aos peões e ciclistas e impor proibições de estacionamento e paragem. Esta moção foi aprovada contra os votos contrários do FPÖ e do ÖVP e mostra que foi dado um passo em direção a uma cidade mais verde e habitável.

Entretanto, o FPÖ tentou aprovar uma moção para um “Dia da Democracia em Meidlinger”, a fim de aproximar o trabalho do conselho distrital e criar uma nova consciência dos processos democráticos no distrito. No entanto, esta moção encontrou resistência e acabou sendo rejeitada depois que o SPÖ, os Verdes, o Neos e o ÖVP pediram mudanças no conceito de democracia.

Novos comitês e comissões também foram eleitos durante a reunião. O conselho distrital, que é composto por 60 conselheiros distritais, trata regularmente das preocupações dos cidadãos e reúne-se pelo menos trimestralmente. wien.gv.at ressalta que as reuniões são públicas e as atas podem ser visualizadas após o término do período de circulação. Isto aumenta a transparência e permite a participação de cidadãos politicamente interessados.

Novos presidentes das comissões distritais

A eleição de novos presidentes é mais um passo na direcção certa. O seguinte pessoal foi eleito recentemente:

  • Cornelia Bohmann (SPÖ) – Drogenprävention
  • Karmen Minassin – Sozialkommission
  • Anna Bolovich – Seniorinnen und Senioren
  • Michael Schüssler – Kulturkommission
  • Manfred Maier – Bauausschuss
  • Barbara Marx (SPÖ) – Umweltausschuss (Klimaschutz)
  • Sinan Tankaz – Finanzausschuss
  • Wolfgang Zorko – Verkehrskommission
  • Gertrude Bohmann – Kleingartenkommission
  • Eiman Mahmoud – Kinder und Jugend im Bezirk

Estas novas eleições reflectem a vontade de trazer uma lufada de ar fresco às diversas comissões e de se concentrarem nas questões sociais e na protecção do clima. Nas reuniões, as candidaturas são discutidas e, em última análise, votadas, embora a realidade das candidaturas mostre muitas vezes que a sua implementação depende de muitos factores, como condições financeiras ou administrativas. stadtpolitik.wien enfatiza que as aplicações implementadas muitas vezes não são uma ordem direta do conselho distrital, mas sim expressões de intenção que dependem da aprovação das autoridades responsáveis.

Os desenvolvimentos apresentados em Meidling mostram que os cidadãos podem influenciar a concepção do seu espaço de vida através da participação activa e da discussão de tópicos nas reuniões do conselho distrital. Seja através de candidaturas ou da participação pessoal em reuniões, cada voto conta!