Prêmio de Arquitetura de Viena: Dietrich Untertrifaller impressiona pela sustentabilidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O escritório de arquitetura Dietrich Untertrifaller recebe o Prêmio de Arquitetura de Viena 2025 por projetos inovadores em Viena-Liesing.

Das Architekturbüro Dietrich Untertrifaller erhält den Wiener Architekturpreis 2025 für innovative Projekte in Wien-Liesing.
O escritório de arquitetura Dietrich Untertrifaller recebe o Prêmio de Arquitetura de Viena 2025 por projetos inovadores em Viena-Liesing.

Prêmio de Arquitetura de Viena: Dietrich Untertrifaller impressiona pela sustentabilidade!

Hoje, o renomado escritório de arquitetura Dietrich Untertrifaller recebeu o Prêmio Cidade de Viena na categoria Arquitetura em um evento comemorativo na Câmara Municipal de Viena. O escritório, sediado em Bregenz desde 1994, foi homenageado pelas suas notáveis ​​contribuições para a arquitetura e o enriquecimento da vida cultural em Viena. Na cerimónia de entrega de prémios também esteve presente o vereador de Viena, Kaup-Hasler, que sublinhou a importância deste prémio.

Os arquitetos Much Untertrifaller, Dominik Philipp e Patrick Stremler representam o escritório, mais conhecido por projetos como a ampliação do Hall F do Wiener Stadthalle e a reforma do Volkstheater. O edifício residencial Brio em Favoriten também é uma das obras premiadas. Estes projetos mostram de forma impressionante como a arquitetura contribui não só para o desenvolvimento urbano, mas também para a interação social na cidade.

Uma combinação de arquitetura e sustentabilidade

O escritório Dietrich Untertrifaller atribui grande importância à sustentabilidade e à responsabilidade social na arquitetura. Os parceiros enfatizam que a boa arquitetura é criada em diálogo com o local, os materiais utilizados e a sociedade. Isto se reflete em projetos premiados como a Escola Waldorf em Mauer, que segue um conceito espacial inovador.

“Arquitetura é mais do que apenas a técnica de construção”, diz a Wikipedia, que explica que o termo vem do latim e do grego antigo e é entendido como a arte e a técnica de projetar e construir. Não se trata apenas da estrutura, mas também dos símbolos culturais e da representação estética do espaço.

Diversidade de projetos

Além do Hall F e do Volkstheater, o escritório realizou outros projetos interessantes em Viena. Estes incluem o edifício residencial subsidiado Brio no distrito de Neues Landgut e os edifícios em Gastgebgasse, chamados “Kuku23”, ambos os quais impressionam pelo seu planeamento bem pensado. A nova casa musical do Prater também é vista como um ganho cultural para a cidade.

  • Erweiterungsbau Halle F der Wiener Stadthalle
  • Sanierung des Volkstheaters
  • Waldorfschule Mauer
  • Wohnbauten in der Gastgebgasse („Kuku23“)
  • Neues Musicalhaus Theater im Prater
  • Geförderter Wohnbau Brio im Quartier Neues Landgut

O prémio, dotado de 10.000 euros, reconhece as conquistas do gabinete, que não só moldam a paisagem urbana de Viena, mas também promovem a interação social. Num mundo em que a construção sustentável se torna cada vez mais importante, as abordagens de Dietrich Untertrifaller assumem um papel pioneiro que talvez possa também servir de incentivo para outros arquitectos no futuro.

Viena vê um desenvolvimento constante não só na arquitetura, mas também no envolvimento social e na arte. Deixe-nos surpreendê-lo com as ideias inovadoras que podemos esperar deste dinâmico escritório de arquitetura.