Casal vienense recebe 63.350 euros de volta por excesso de renda!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena-Landstrasse: Um casal recebe um reembolso de 63.350 euros devido ao pagamento excessivo de rendas. Lei de locação e prazos importantes explicados.

Wien-Landstraße: Ein Ehepaar erhält 63.350 Euro Rückzahlung aufgrund überhöhter Mietzahlungen. Mietrecht und wichtige Fristen erklärt.
Viena-Landstrasse: Um casal recebe um reembolso de 63.350 euros devido ao pagamento excessivo de rendas. Lei de locação e prazos importantes explicados.

Casal vienense recebe 63.350 euros de volta por excesso de renda!

Muitos vienenses têm de lidar com os desafios do mercado imobiliário atualmente. Um casal de Viena-Landstrasse pode lhe contar uma ou duas coisas sobre isso, porque morou em um apartamento antigo por quase uma década e pagou uma quantia considerável a mais por isso. Como 5 minutos relatórios, o casal espera agora um reembolso de colossais 63.350 euros devido ao pagamento excessivo de rendas.

O contrato de aluguel do casal foi assinado em 2016 por cinco anos e depois foi prorrogado duas vezes por três anos cada. A suspeita de que a renda era excessivamente elevada levou o marido a contactar a associação de inquilinos. Isto levou a um procedimento de arrendamento em que foi posta à prova a renda inicial de 1.122 euros líquidos por mês, indexada à inflação.

Verificando preços de aluguel

É interessante que o preço do metro quadrado fosse de onze euros, mas só deveria ter rondado metade deste valor. Em 2023 a renda já era de 1.388 euros mais 50 euros de aluguer de móveis e 200 euros de custos operacionais. Estes custos horrendos levaram muitos inquilinos às barricadas e, em muitos casos, levaram a disputas legais.

No caso deles, a administração do imóvel apresentou rapidamente uma oferta de acordo, que os inquilinos aceitaram. O que é trágico, porém, é que o casal já não morava no apartamento no momento do reembolso. Neste contexto, a associação de inquilinos alertou para as renúncias que poderiam resolver reclamações decorrentes do contrato de arrendamento. Isto é particularmente importante porque os prazos de verificação da renda variam consoante o tipo de contrato de aluguer:

  • Unbefristete Mietverträge: drei Jahre ab Abschluss
  • Befristete Mietverträge: spätestens sechs Monate nach Auflösung oder Umwandlung in unbefristet

Mudanças na lei do arrendamento

Um desenvolvimento que pode ser relevante para muitos inquilinos é a 4.ª Lei de Alívio à Inflação do Arrendamento (4.ª MILG), que foi aprovada em 7 de março de 2025. Esta lei visa conter os aumentos de rendas, mas afeta apenas as diretrizes e as rendas de categoria, e não as rendas gratuitas ou razoáveis. Os inquilinos que têm novos arrendamentos em edifícios mais antigos precisam de estar cientes de que as suas rendas estão muitas vezes ligadas ao Índice de Preços no Consumidor (IPC), o que cria muita incerteza.

Resta saber como o mercado imobiliário em Viena se desenvolverá ainda mais. Muitos inquilinos estão inquietos e enfrentam o aumento dos preços. O esforço burocrático envolvido na verificação das rendas é elevado e resta esperar que novas leis e regulamentos também possam contribuir para uma proteção real dos inquilinos a Câmara do Trabalho Acontece.

Nesta área de tensão entre custos, direitos e novas regulamentações legais, é importante que os inquilinos estejam bem informados e conheçam os seus direitos. Porque o espaço habitacional não deve se tornar um item de luxo.