As alterações climáticas ameaçam as árvores da cidade de Viena: é assim que o seu cuidado pode ser garantido!
Viena mantém mais de 500.000 árvores urbanas para enfrentar os desafios das alterações climáticas e das condições meteorológicas extremas.

As alterações climáticas ameaçam as árvores da cidade de Viena: é assim que o seu cuidado pode ser garantido!
Viena enfrenta um duplo desafio: as alterações climáticas não só trazem verões mais quentes e fenómenos meteorológicos extremos, mas também têm impacto nas árvores da cidade, que são de valor indispensável para o microclima e a paisagem urbana. Existem mais de 500.000 árvores urbanas na capital austríaca, pelas quais são responsáveis cerca de 70 arboristas especialmente treinados e inspetores de árvores certificados. correio relatado. No verão, 150 funcionários e 50 veículos irrigadores estão disponíveis todos os dias para regar a vegetação da cidade.
Mas nem todos os gigantes perenes conseguem lidar facilmente com as mudanças climáticas. As ondas de calor mais frequentes são particularmente prejudiciais para as árvores jovens. Estes requerem cuidados particularmente intensivos nos primeiros quatro anos e são abastecidos com cerca de 400.000 litros de água todos os dias. Nos casos em que não existam sistemas de irrigação automáticos, estes devem ser regados manualmente pelo menos duas vezes por semana. Afinal, quase 25 mil sacos de irrigação são usados para ajudar as pequenas árvores a sobreviver aos primeiros anos de vida.
Valor inestimável das árvores da cidade
As árvores das cidades e das ruas desempenham uma variedade de funções - não só proporcionam sombra, mas também importantes filtros de emissões e habitats para inúmeras espécies animais. No entanto, enfrentam condições extremas, como a compactação do solo, os poluentes atmosféricos e um número crescente de novos organismos prejudiciais como este. Agência Federal do Meio Ambiente explicou. Com clima divino ou não, muitas dessas árvores geralmente atingem apenas metade de sua vida natural.
A cidade de Viena respondeu a isto e desenvolveu um conceito abrangente de árvore urbana que tem em conta as alterações climáticas como um factor central. A seleção de espécies de árvores adequadas deve basear-se nas futuras condições climáticas urbanas, a fim de otimizar a vida útil das plantas. Tal abordagem poderia ajudar muitas espécies de árvores testadas e comprovadas a resistir melhor aos novos desafios.
O caminho para o futuro das árvores urbanas
Viena pode beneficiar das experiências de outras cidades que já desenvolveram modelos inovadores para melhorar a arborização urbana. Na Baviera, por exemplo, um modelo orientado a processos foi desenvolvido como parte dos subprojetos CityTree I e II. Como ZSK relatórios, este modelo ajuda os planejadores a compreender melhor o crescimento e os serviços ecossistêmicos das árvores urbanas e a adaptá-los às condições climáticas futuras. O guia contém resultados de simulação úteis que podem ser usados para uma variedade de espécies de árvores nas cidades.
Os desafios são grandes, mas com uma abordagem coordenada ao cuidado e planeamento das árvores urbanas, Viena pode não só proteger os seus pulmões verdes, mas também oferecer às gerações futuras um clima urbano mais habitável. Este caminho exige um bom talento para selecionar as espécies de árvores certas e um cuidado contínuo com os povoamentos existentes. O sucesso total só se torna visível por volta dos 20 anos, quando as árvores podem desenvolver toda a sua eficácia para o clima.