Viena em foco: Fórum Mundial de Cidades aborda a proteção climática e questões futuras!
Viena acolherá o Fórum de Autarcas de 2 a 4 de julho de 2025 para discutir o desenvolvimento urbano sustentável e a cooperação internacional.

Viena em foco: Fórum Mundial de Cidades aborda a proteção climática e questões futuras!
Viena tem tudo a ver com política urbana global: de 2 a 4 de julho de 2025, o Fórum de Prefeitos acontecerá na Prefeitura de Viena como parte da Cúpula Mundial das Cidades. Mais de 100 líderes e decisores de mais de 50 cidades de todo o mundo viajaram para participar neste importante evento, que aborda intensamente os desafios e oportunidades do desenvolvimento urbano. O prefeito Michael Ludwig enfatiza a responsabilidade das cidades, especialmente no que diz respeito à proteção climática, à inclusão social e à criação de espaços habitáveis. Dunav relata que o foco está em habitação acessível, transição energética, digitalização e desenvolvimento urbano sustentável.
“Viena quer dar um impulso como um exemplo brilhante de planeamento urbano sustentável”, enfatiza Ludwig. Este evento não é apenas uma plataforma de partilha de melhores práticas, mas também um passo em direção a um futuro urbano mais amigo do ambiente e socialmente justo. O Ministro das Comunicações e Informação, Chee Hong Tat, de Singapura, reconhece o papel pioneiro de Viena na proteção climática e enfatiza a importância da cooperação internacional na superação dos desafios globais.
Desafios e soluções globais
Mais de 50% da humanidade já vive em cidades e, até 2050, esta proporção deverá aumentar para 70%. O BMWSB sublinha que os desafios do desenvolvimento urbano sustentável ocorrem em todo o mundo e dizem respeito a questões como as alterações climáticas, habitação a preços acessíveis e coesão social.
A Alemanha depende da cooperação internacional e do intercâmbio de conhecimentos e experiências para moldar ativamente a urbanização. Impulsos valiosos da política de desenvolvimento alemã fluem para a discussão, por exemplo através de uma abordagem integrada ao desenvolvimento urbano sustentável. Isto inclui o envolvimento de todos os intervenientes urbanos – desde a sociedade civil até à administração – a fim de tirar o melhor partido possível do potencial de desenvolvimento das cidades. A troca de conhecimentos especializados e a formação de redes devem promover não só a protecção do clima, mas também a justiça social e a inclusão das pessoas com deficiência.
Abordagens criativas em foco
O fórum oferece sessões interativas e excursões temáticas, por exemplo, à inovadora cidade à beira do lago de Aspern e à Ilha do Danúbio. Destaque para a exposição “Cingapura-Viena”, na qual são apresentados projetos inovadores de ambas as cidades. O BMZ enfatiza que o planeamento urbano favorável ao clima não beneficia apenas os residentes, mas também beneficia toda a comunidade global.
O evento chega no momento certo para promover novas ideias e conceitos que abordem os desafios iminentes da nossa vida urbana. Com um foco claro na importância da cooperação internacional e na partilha de melhores práticas, o Fórum de Autarcas 2025 é um passo esperançoso em direção a um futuro mais verde e justo para todas as cidades.