A Wien Energie está investindo 90 milhões de euros em sistemas de refrigeração inovadores!
A Wien Energie está a investir 90 milhões de euros em máquinas de refrigeração inovadoras para arrefecer o centro da cidade face ao aumento das temperaturas.

A Wien Energie está investindo 90 milhões de euros em sistemas de refrigeração inovadores!
A Wien Energie tem grandes planos para os próximos anos: um total de 90 milhões de euros serão investidos na expansão da refrigeração urbana. O pano de fundo é o aumento das temperaturas e uma necessidade crescente de resfriamento no verão. Em 2024, foram contabilizadas 53 “noites tropicais” no centro da cidade em que a temperatura não desceu abaixo dos 20 graus. Michael Strebl, Diretor Geral da Wien Energie, enfatiza a importância do resfriamento eficiente para o conforto e a saúde dos cidadãos.
Um componente central destes investimentos é a renovação da máquina de refrigeração no centro de refrigeração distrital em Schottenring. A instalação de uma nova máquina, que pesa 23 toneladas e tem impressionantes 7,5 metros de comprimento, ocorreu em apenas duas noites. Isso significa que a produção da máquina de refrigeração aumentou de pouco menos de dois megawatts para impressionantes 20 megawatts. Além disso, um novo centro de refrigeração distrital com uma máquina de refrigeração de seis megawatts está sendo construído em Floridsdorf..
Infraestrutura crítica para um clima quente
Outras medidas incluem a construção de uma instalação de armazenamento de gelo no centro de refrigeração em Alsergrund. O objetivo é ajudar a absorver o consumo de pico e garantir um resfriamento estável. Os chillers resfriam a água a cerca de cinco graus, que é então distribuída por vários edifícios. Os clientes conectados incluem instituições de renome como o Hospital Geral (AKH), o teatro musical Ronacher e o Museu de História Natural (NHM) e numerosos apartamentos com infraestrutura de refrigeração distrital.
Os investimentos da Wien Energie não são apenas uma resposta às condições climáticas locais, mas também reflectem uma tendência global. Cada vez mais cidades, incluindo Munique, estão a investir em soluções de refrigeração amigas do ambiente, a fim de melhor satisfazer a crescente procura de refrigeração. A Stadtwerke München (SWM) conta com tecnologias sustentáveis, como sistemas de refrigeração por compressão altamente eficientes e energias renováveis para resfriamento.
Um olhar para o futuro
Projetos como o fornecimento de refrigeração ecológica em Munique, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, mostram que as pessoas estão a pensar muito além dos limites da cidade. Todas as emissões de CO2 são significativamente reduzidas e a crescente procura devido às alterações climáticas e as crescentes exigências dos clientes por conforto são tidas em conta.A Wien Energie também está comprometida com o objetivo de satisfazer as necessidades de refrigeração de forma inteligente e sustentável. Estes são euros investidos que têm alta prioridade num mundo em aquecimento.
Com a implementação consistente destes projectos, a Wien Energie está a enviar um sinal claro para o futuro e vê-se bem equipada para enfrentar os desafios das alterações climáticas. Os próximos anos prometem, portanto, não só um agradável arrefecimento nos verões quentes, mas também um passo numa direção mais sustentável para toda a cidade.