Museu Judaico de Viena: comemorando 130 anos no coração da história!
O Museu Judaico de Viena celebrará seu 130º aniversário em 18 de maio de 2025 com uma gala e novas exposições.

Museu Judaico de Viena: comemorando 130 anos no coração da história!
Um dia muito especial para a cultura vienense: o Museu Judaico de Viena celebra o seu 130º aniversário! Em 16 de setembro de 2025, uma gala festiva aconteceu no Teatro Odeon em Leopoldstadt, organizada pela diretora Barbara Staudinger. Entre os convidados estavam embaixadores proeminentes, incluindo representantes dos Países Baixos e de Israel, bem como numerosos decisores políticos e figuras culturais. Staudinger relembrou a história agitada do museu, que abriu as suas portas em novembro de 1895 como o primeiro museu judaico do mundo e desde então tem desempenhado um papel importante na luta contra o anti-semitismo e na integração da história judaica na identidade vienense. Meu Distrito relata que a atmosfera de gala daquela noite sublinhou a importância do museu como local cultural.
As celebrações do aniversário se estenderão ao longo de 2025. Para conscientizar os telespectadores sobre a cultura judaica, muitos eventos e exposições especiais serão oferecidos, afirma. Viena Holding. Uma homenagem especial acontece na primeira quarta-feira de cada mês, quando os idosos têm entrada gratuita. Haverá também um grande dia aberto no dia 21 de novembro, com um variado programa de visitas guiadas. Haverá também um novo podcast em que Staudinger conta histórias sobre o museu, além de uma coluna mensal que destaca temas sociais e museológicos.
Exposições e programas
A exposição "D'us. As Grandes Questões entre o Céu e a Terra" ficará patente no Museu Judaico até 5 de outubro de 2025 e trata de questões espirituais e filosóficas a partir de uma perspectiva judaica. A exposição “Diga-me onde estão as flores…” estará patente a partir de 8 de maio, refletindo sobre as culturas comemorativas do pós-Segunda Guerra Mundial com fotografias de Roger Cremers. Outro destaque é a exposição “Judeus Negros, Judeus Brancos?”, que estará em cartaz a partir de 21 de outubro de 2025 e aborda a identidade judaica no contexto da cor da pele e do racismo.
Para reforçar o compromisso com a cultura judaica, também estão previstos programas especiais para escolas e turistas em vários idiomas. Isto inclui workshops, projetos participativos e visitas guiadas. A geração mais jovem também é particularmente abordada pelo Project Space, onde são realizadas entrevistas com testemunhas judaicas contemporâneas e são discutidas questões sociais atuais. O evento “Boker Tov Morgen” também convida você para uma visita guiada exclusiva com café da manhã oriental.
Ao longo das décadas, o Museu Judaico de Viena tornou-se um local importante para lidar com a história e a cultura judaicas. A gala do 130º aniversário é uma prova do compromisso em manter vivas as histórias e a cultura da comunidade judaica em Viena. Mais informações sobre os diversos formatos de eventos e exposições estão disponíveis no site do museu em jmw.at.