Viena está investindo 70 milhões de euros em proteção contra inundações de primeira classe!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena está a planear medidas abrangentes de proteção contra inundações em Auhof até ao final de 2026, a fim de estar melhor preparada para eventos extremos.

Wien plant umfassende Hochwasserschutzmaßnahmen in Auhof bis Ende 2026, um bei Extremereignissen besser gewappnet zu sein.
Viena está a planear medidas abrangentes de proteção contra inundações em Auhof até ao final de 2026, a fim de estar melhor preparada para eventos extremos.

Viena está investindo 70 milhões de euros em proteção contra inundações de primeira classe!

Um ano após as devastadoras inundações extremas de Setembro de 2024, a cidade de Viena está a fazer um balanço e a preparar-se para os desafios futuros. A cidade está a planear medidas abrangentes para melhorar a proteção contra inundações na região de Auhof, o que é crucial para a segurança da população. A bacia de retenção em Auhof será concebida para ser altamente resistente a inundações de 5.000 anos, a fim de fazer face aos perigos de futuras inundações. Alto Meu Distrito, as bacias de retenção foram completamente cheias durante a última cheia, pela primeira vez desde 1900, e até 440.000 litros de água por segundo fluíram através do rio Viena.

As obras de reforma, que estão sendo realizadas sob a direção da Secretaria Municipal 45 (Água), estão a todo vapor desde a enchente. O plano é aumentar em até um metro as muralhas defensivas das bacias de retenção. Além disso, as bacias estão sendo dragadas e novos muros de proteção estão sendo construídos. O objetivo? Uma proteção contra inundações que pode resistir até mesmo a eventos climáticos extremos. A obra está prevista para ser concluída até ao final de 2026, com um orçamento total de cerca de 70 milhões de euros.

Habitat para a natureza

O que é particularmente digno de nota é que as seis bacias de retenção em Auhof não servem apenas para regular as inundações, mas também fornecem habitats para castores, lontras e mais de 120 espécies de aves. Isto torna possível combinar a conservação da natureza e a segurança contra inundações. Estas medidas são tanto mais importantes quanto as alterações climáticas conduzem a fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes, o que torna necessários projetos de construção previdentes.

Expansão das medidas de proteção

Mas não é só em Auhof que as pessoas se preparam. Viena também está a reforçar a protecção contra inundações noutros locais, como no Canal do Danúbio e em Ludwiggasse, em Penzing. Tomar o rumo certo é de grande importância aqui, a fim de proteger a população de perigos potenciais. A combinação de medidas de engenharia de hardware e a estreita colaboração com a natureza é uma estratégia que promete segurança a longo prazo e benefícios ecológicos.

A cidade de Viena mostra que está pronta para investir no futuro e tornar a sua paisagem mais segura nos próximos anos. Kufstein, novas paisagens e proteção contra inundações – Viena está a fazer todos os esforços para enfrentar os desafios das alterações climáticas. Numa altura em que a protecção contra inundações se torna mais prioritária do que nunca, resta saber que outros projectos entrarão na agenda nos próximos anos.