Reclusos em Viena: Os contribuintes financiam a assistência ao aluguer!
Em Viena, os presos recebem auxílio-aluguel proveniente das receitas fiscais. Este apoio garante reservas económicas durante a prisão.

Reclusos em Viena: Os contribuintes financiam a assistência ao aluguer!
Um relatório recente sobre auxílio-aluguel para prisioneiros em Viena revela que a cidade oferece um apoio único às pessoas encarceradas. Como coroa informou que no ano passado a cidade concedeu a 31 reclusos um total de 54.202,04 euros em auxílio-aluguel. Embora esta medida seja recebida com opiniões divididas entre o público, o Vereador Municipal para os Assuntos Sociais, Peter Hacker, descreve-a como economicamente sensata, a fim de facilitar a reintegração dos reclusos.
No entanto, uma análise das regulamentações noutros estados federais mostra que Viena é a única a adotar esta prática. Não há benefícios de habitação para prisioneiros na Alta Áustria. Em Vorarlberg, os criminosos condenados a uma pena de prisão incondicional de pelo menos seis meses não têm direito a assistência social, enquanto Burgenland geralmente não fornece qualquer apoio mensal aos presos. Teoricamente, a ajuda só poderia ser concedida em casos excepcionais para penas de prisão curtas até seis meses, mas até agora não existem casos documentados disso.
Diferenças regionais na assistência ao aluguel
No Tirol, o pagamento das rendas é verificado individualmente durante a prisão, embora este apoio só seja pago num ou dois casos por ano. Na Baixa Áustria, os subsídios de arrendamento estão ligados à residência principal, o que significa que a prisão se torna a residência principal durante a pena de prisão. Em Salzburgo, no entanto, pode ser possível que menores em penas de prisão curtas, com duração de algumas semanas, recebam auxílio-aluguel. Na Estíria, as pessoas internadas estão excluídas da assistência social, embora em casos individuais possa ser concedido apoio para penas de prisão inferiores a seis meses.
As diferentes abordagens adotadas pelos estados federais levantam questões interessantes: Faz realmente sentido apoiar os presos desta forma? Faz diferença voltar à vida depois da prisão? Muitas vozes na sociedade vêem uma lacuna entre o apoio financeiro aos presos e o apoio aos cidadãos vulneráveis que não estão encarcerados.
Informações básicas sobre suporte e seu impacto
O auxílio-aluguel poderia, em última análise, ajudar a reduzir as taxas de reincidência, fornecendo aos presos uma base sobre a qual construir suas vidas durante sua libertação da prisão. O Vereador Municipal para os Assuntos Sociais, Peter Hacker, está convencido de que esta forma de apoio pode dar um contributo positivo à sociedade, uma vez que visa a reintegração dos reclusos.
Contudo, resta saber se outros estados federais seguirão o exemplo de Viena. Se não houver mudanças, Viena poderá continuar a apresentar-se como um pioneiro obscuro na ajuda aos prisioneiros, enquanto outras regiões continuarão a manter regulamentações rigorosas. Entretanto, o debate sobre o bem-estar dos prisioneiros apela aos cidadãos para que pensem na justiça, nas oportunidades e na percepção das leis que se aplicam não só aos condenados, mas também à sociedade como um todo.