Assassino procurado de 2012 capturado em Viena – busca internacional bem-sucedida!
Um homem procurado foi preso em Viena depois de ser procurado por assassinato e extorsão na Suécia desde 2012.

Assassino procurado de 2012 capturado em Viena – busca internacional bem-sucedida!
Um caso chocante chegou a Viena. Um homem de 37 anos procurado na Suécia desde 2012 foi preso na tarde de sexta-feira. De acordo com o Jornal pequeno A prisão foi realizada no distrito de Landstrasse pela Polícia Criminal Federal em cooperação com a Direção de Forças Especiais (DSE) e investigadores de Gotemburgo. O homem procurado foi preso na rua sem incidentes.
Existe um mandado de detenção europeu contra o homem de 37 anos, que diz respeito a um homicídio e a uma tentativa de homicídio cometidos em 10 de setembro de 2012, em Gotemburgo. Além disso, ele também é procurado por tentativa de extorsão agravada e receptação agravada de bens furtados em 2024 e 2025.
Cooperação internacional
Após sua prisão, o suspeito foi transferido para a prisão de Josefstadt. O Serviço Federal de Polícia Criminal elogiou a excelente cooperação no âmbito da Rede Europeia de Pesquisa de Alvos (ENFAST), que foi lançada em 2010 para aumentar a segurança na UE. O ENFAST permite a troca rápida de informações importantes e melhora a cooperação internacional em pesquisas transfronteiriças de alvos.
A utilização do mandado de detenção europeu é de importância central. Isto permite que uma autoridade judicial de um país da UE solicite a detenção e entrega de uma pessoa noutro país da UE. Alto e-justice.europa.eu O procedimento baseia-se no princípio do reconhecimento mútuo das decisões judiciais e aplica-se em todos os Estados-Membros. Os prazos para a tomada de decisões são muito apertados para que se possam tomar medidas eficazes contra a criminalidade.
Estudo de caso exemplar
Outro caso atual mostra a eficiência da rede ENFAST: um cidadão húngaro de 32 anos, suspeito de ter assassinado uma mulher alemã de 34 anos em Salzburgo, foi preso em Utrecht em 8 de maio de 2025. Este caso ilustra a resposta rápida e a ação coordenada das autoridades responsáveis pela aplicação da lei de diferentes países, o que é particularmente apoiado pela ativação do mandado de detenção europeu.
A importância da cooperação internacional em matéria de investigação é sublinhada por estes sucessos e, como resultado, a segurança pública na UE aumenta visivelmente. A Polícia Criminal Federal e os parceiros internacionais envolvidos continuam tais medidas para obter maior sucesso na busca.
Os indivíduos incriminados têm agora de enfrentar as consequências jurídicas das suas ações, e a cooperação entre as autoridades garante que o sistema jurídico também funciona de forma eficiente além das fronteiras nacionais.
A confiança nestes processos é fundamental e resta saber como se desenvolverão os procedimentos legais para as pessoas afectadas.