Strache como conselheiro distrital: sucessos e preocupações renovadas sobre a infidelidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Heinz-Christian Strache tornou-se conselheiro distrital em Floridsdorf, Viena, em 2025, após sua eleição em abril. Suas atividades e desafios.

Heinz-Christian Strache wurde 2025 Bezirksrat in Floridsdorf, Wien, nach seiner Wahl im April. Seine Aktivitäten und Herausforderungen.
Heinz-Christian Strache tornou-se conselheiro distrital em Floridsdorf, Viena, em 2025, após sua eleição em abril. Suas atividades e desafios.

Strache como conselheiro distrital: sucessos e preocupações renovadas sobre a infidelidade!

Heinz-Christian Strache, ex-vice-chanceler e presidente do FPÖ, apresentou-se como conselheiro distrital em Floridsdorf nos últimos meses. Nas eleições de Viena, em abril de 2025, obteve 7.245 votos, o que corresponde a 1,12% do eleitorado. Com um rendimento anual de 8.093 euros, Strache leva a sério a sua nova função. Esteve presente nas quatro reuniões do parlamento distrital e esteve activamente envolvido. Numa das primeiras reuniões, a sua equipa, o THC, tratou das aulas de contentores da escola primária de Rittingergasse.

No debate orçamental em Setembro, Strache abordou, entre outras coisas, um problema urgente: o elevador num parque de estacionamento subterrâneo de Floridsdorf, que está avariado desde 2014. A sua moção para examinar e remediar as queixas na Garagem Karl Seitz recebeu amplo apoio, além dos Verdes. Strache vê esse papel ativo como uma “tarefa honrosa”, mesmo que esteja enfrentando problemas jurídicos.

Desafios legais

Ele está novamente perante o Tribunal Penal de Viena por quebra de confiança, embora tenha sido anteriormente absolvido. Isto envolve dinheiro de uma apólice de seguro de vida do FPÖ. Strache enfatiza que não fez nada de ilegal e não se considera responsável pelos fundos partidários. No entanto, ele poderá enfrentar uma pena severa de até dez anos de prisão, embora se aplique a presunção de inocência.

Uma sombra do passado

A história da carreira política de Strache inclui o escandaloso incidente de Ibiza que ganhou as manchetes em 17 de maio de 2019. Um vídeo gravado secretamente mostra Strache e Johann Gudenus numa conversa comprometedora sobre possível apoio eleitoral e contratos governamentais. O escândalo levou à dissolução do governo de Sebastian Kurz e a novas eleições. Strache renunciou devido à pressão e mais tarde foi condenado por corrupção, apesar das alegações iniciais de que o vídeo não provava atividade ilegal. O incidente não só teve um impacto duradouro na carreira de Strache, mas também no clima político na Áustria, como mostra a reportagem do Wiener Zeitung.

Corrupção na Áustria

O ambiente político em que Strache opera é caracterizado por preocupações constantes com a corrupção. De acordo com o índice da Transparency International, a Áustria apresentou um desempenho preocupante em 2023 e ficou em 20.º lugar – um declínio de dois lugares desde 2018. A tendência negativa é atribuída, entre outras coisas, a escândalos, clientelismo e influência política nos meios de comunicação social. Bettina Knötzl, da TI-Áustria, descreveu a situação como “vergonhosa”. Especialistas como Martin Kreutner também alertam que a confiança da população nas instituições está abalada.

De acordo com ORF, os apelos por mais transparência e supervisão independente tornaram-se mais altos. O SPÖ e o NEOS apelam a medidas concretas para combater a corrupção e o novo governo é apelado a melhorar a situação para que a confiança possa ser restaurada.

O regresso de Strache à política pode parecer algo notável neste momento, mas está inserido num quadro muito mais amplo de escândalos políticos e de uma necessidade urgente de reforma. O que o futuro reserva ainda está para ser visto.