Novo sistema de abastecimento de água na Ilha do Danúbio: Viena está planejando grandes investimentos até 2030!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena está a construir um novo sistema de abastecimento de água na Ilha do Danúbio até 2030 para garantir o abastecimento de água potável à crescente população.

Wien baut bis 2030 ein neues Wasserwerk auf der Donauinsel, um die Trinkwasserversorgung der wachsenden Bevölkerung sicherzustellen.
Viena está a construir um novo sistema de abastecimento de água na Ilha do Danúbio até 2030 para garantir o abastecimento de água potável à crescente população.

Novo sistema de abastecimento de água na Ilha do Danúbio: Viena está planejando grandes investimentos até 2030!

Algo está acontecendo na Ilha do Danúbio! Uma nova rede de abastecimento de água será construída até 2030, o que não só garantirá a qualidade da água potável, mas também responderá às crescentes necessidades de água da população vienense. A cidade de Viena planeia fazer face a um aumento da população dos actuais 2 para cerca de 2,3 milhões até 2050, que será acompanhado por um aumento nas necessidades diárias de água de 400.000 para 450.000 m³. A procura poderá aumentar até 15 por cento, o que sublinha a urgência do projecto, como relata MeinBezirk.

O novo sistema hidráulico será construído entre Nordbrücke e Steinitzsteg e fornecerá até 1.000 litros de água potável por segundo. Os trabalhos preparatórios para o sistema de abastecimento de água estão previstos para começar em outubro de 2025, enquanto a construção terá início na primavera de 2026 e deverá ser concluída até 2030. As obras afetarão o tráfego de pedestres e bicicletas na Ilha do Danúbio, por isso são necessários desvios para garantir a segurança de todos os utentes da estrada, de acordo com a imprensa oficial de Viena. Wien.gv.at destaques.

Tratamento de água inovador

O tratamento da água na nova estação irá simular a purificação natural nas montanhas, o que é crucial para a elevada qualidade da água potável. O processo inclui aeração, seguida de filtração em duas etapas e finalmente desinfecção com luz UV. Estes processos modernos destinam-se a garantir que a água permaneça saudável e pura, mesmo enquanto a cidade continua a crescer.

Fique de olho nas finanças: Todos os anos são investidos cerca de 120 milhões de euros no abastecimento de água de Viena para atingir os objetivos da estratégia “Viena Água 2050”. O vereador do Clima, Jürgen Czernohorszky, sublinha a importância destas medidas para garantir a segurança do abastecimento num momento em que o crescimento populacional e a crise climática estão a aumentar a necessidade de água, como também observa Die Presse.

Expansão das infraestruturas existentes

Mas o sistema hidráulico é apenas parte de um plano maior. A expansão do sistema de água existente também inclui a renovação anual de cerca de 40 quilómetros de tubagens em toda Viena. A partir de abril de 2026, será iniciado um novo projeto de gasoduto em Floridsdorf por cerca de 39 milhões de euros. Ao mesmo tempo, está sendo construído em Neusiedl am Steinfeld o maior tanque fechado de água potável do mundo, que no futuro poderá armazenar até 1 bilhão de litros de água.

A estratégia “Água de Viena 2050” também prevê outros projectos importantes, incluindo a construção de uma quarta e quinta conduta principal de água potável e a renovação da segunda conduta de nascente alta. Estas medidas abrangentes são necessárias para garantir o abastecimento de água de Viena no futuro e para amortecer os efeitos das alterações climáticas.

Globalmente, mostra que a cidade de Viena está bem posicionada com a construção do novo sistema de abastecimento de água e as medidas de infra-estruturas associadas para satisfazer as necessidades do futuro, mantendo ao mesmo tempo a qualidade da água. O foco em tecnologias modernas e práticas sustentáveis ​​é mais um passo na direção certa.

Quellen: