Grande renovação da via em 2026: Melhorias no tráfego de bondes de Viena!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2026, a renovação da via férrea terá início na Donaufelder Straße, a fim de melhorar os serviços de transporte público em Viena e criar 3.200 empregos.

Im Jahr 2026 startet die Gleiserneuerung in der Donaufelder Straße, um das ÖPNV-Angebot in Wien zu verbessern und 3.200 Arbeitsplätze zu schaffen.
Em 2026, a renovação da via férrea terá início na Donaufelder Straße, a fim de melhorar os serviços de transporte público em Viena e criar 3.200 empregos.

Grande renovação da via em 2026: Melhorias no tráfego de bondes de Viena!

A Wiener Linien continuará a enfrentar grandes desafios e mudanças no próximo ano. Para muitos passageiros, 2026 será um ano de renovação, especialmente na Donaufelder Straße. Aqui estão planejadas renovações abrangentes das vias, que visam melhorar significativamente o conforto de direção das linhas 25, 26 e 27. Já em 2025, as obras estavam em andamento na Franz-Jonas-Platz, bem como na Schloßhofer Straße e Heiligenstädter Straße sem quaisquer restrições significativas, o que dá uma amostra dos projetos que virão. De acordo com relatório da DFZ, a renovação dos trilhos em 2026 incluirá 12,5 quilômetros de trilhos de bonde e 33 interruptores BIM. Além disso, uma nova rota de 3,1 quilômetros com sete novas paradas será inaugurada a partir da estação U3 Schlachthausgasse.

A extensão prevista da linha 18 até ao estádio representa mais um passo importante nas ligações de transporte. Esta linha não só servirá como alternativa durante o encerramento da linha principal do S-Bahn, mas também melhorará significativamente a ligação entre o 2º e o 3º distritos. Também estão sendo realizadas extensas obras de modernização nas redes de metrô: o U4 receberá uma nova linha entre Landstrasse e Schwedenplatz, enquanto o U3 e o U6 também serão atualizados.

Investimentos no futuro

No total, a Wiener Linien investirá um total de 324 milhões de euros na modernização das suas infraestruturas em 2026. Eles gerem cerca de 100 estaleiros de construção todos os anos, com apenas um quarto dos estaleiros a ter impacto no tráfego. Para amortecer ao máximo esse esforço, os intervalos entre as linhas na área do canteiro de obras serão condensados ​​durante a obra, serão utilizados veículos maiores e serão oferecidas rotas alternativas. Isto significa que os passageiros podem contar com uma rede densa mesmo durante as fases de renovação, acompanhada de ofertas como a WienMobil Rad, que se fortalecem particularmente nestes tempos.

A evolução positiva dos últimos anos deixa-nos optimistas. Em 2024, a Wiener Linien registou um número recorde de clientes regulares. O número de passageiros aumentou para 873 milhões - ou seja, quase 2,4 milhões de passageiros por dia, o que corresponde a um aumento de 6,8 por cento em relação a 2023. Isto não é coincidência, porque com um total de 909 milhões de euros que irão fluir para a expansão e modernização dos transportes públicos em 2025, o sistema de transportes públicos em Viena continuará a ser mantido a um nível elevado no futuro.

Futuro e mobilidade ecológicos

Para atingir as próximas metas climáticas até 2040, a cidade também conta com tecnologia de ponta. Um destaque especial será a introdução de autocarros a hidrogénio; os primeiros projetos já estão previstos para 2025. Essas etapas fazem parte do programa “Netz est!” ofensiva de modernização, que visa não só renovar vias e interruptores, mas também melhorar a qualidade de vida do povo vienense.

O aplicativo “Liftboy” também é uma solução moderna para utilização conveniente dos elevadores da rede metroviária. Todas estas medidas não são apenas um sinal de progresso, mas também garantem que Viena continue a ser uma cidade atraente e de fácil acesso para as gerações futuras.