A lenda do teatro Claus Peymann morreu em Berlim aos 88 anos!
A lenda do teatro Claus Peymann morreu em Berlim aos 88 anos!
Berlin, Deutschland - Com profunda dor, temos que anunciar a morte de Claus Peymann, ex -diretor do Viena Burgtheater. O formativo fabricante de teatro morreu em Berlim aos 88 anos. Nascido em 7 de junho de 1937 em Bremen, Peymann influenciou significativamente o teatro que falava alemão com suas produções. Seu trabalho de grandes nomes como Thomas Bernhard, Peter Handke e Elfriede Jelinek.
Peymann assumiu a Diretoria do Burgtheater em 1986 e deu o tom lá. Um de seu trabalho mais importante é a encenação de "Heldenplatz" de Bernhard em 1988, que é um dos maiores escândalos de teatro e social na Segunda República da Áustria. Por ocasião do centésimo aniversário do Burgtheater, a peça foi realizada e caiu juntos no tempo com o 50º aniversário do "Aus Aus". Mesmo que o humor político fosse turbulento, a estréia foi realizada, os violentos debates sobre lidar com o passado nazista. Apesar dos protestos maciços e da tentativa de impedir o desempenho, "Heldenplatz" se tornou o maior sucesso na carreira de Peymann com 120 apresentações e foi uma das peças mais tocadas de seu mandato. O próprio Peymann descreveu a estréia como uma "vitória contra as adversidades", que também sustentou o apoio do público no meio de chamadas intermediárias para assobios.
Um legado no teatro
Depois de se aposentar de Viena, Peymann liderou o conjunto de Berlim de 1999 a 2017. Mesmo após seu período de gestão, ele permaneceu ativo e encenou até o final, incluindo "The Almanh Almofado" em 2020 e "Waiting For Godot" em 2023 no teatro em Josefstadt. Sua longa carreira foi particularmente reconhecida em 2012: ele se tornou um membro honorário do Burgtheater e deixa um legado duradouro. O próprio Burgtheater, fundado em 1748 e baseado no anel rodoviário desde 1888, é considerado um dos estágios de fala mais importantes no mundo que fala alemão. O tempo de Peymann haverá uma seção de ouro na história da casa.
Como Historywiki.wien.gv.at, enquanto a diretoria de Peymann geralmente tinha que ser observada, de modo que o desempenho de "Heldenplatz" não era apenas artisticamente, mas também socialmente socialmente. A situação social na Áustria enfrentou a grande revolta, especialmente em vista da campanha eleitoral presidencial de Kurt Waldheim e a ascensão de Jörg Haider, e a peça de Bernard era um espelho da época.
O legado de Claus Peymann, que impressionou com um grande senso de tecidos e sua relevância no contexto social, permanecerá inesquecível. Um grande homem do teatro, cuja forma e visões viverão no coração de muitos amantes culturais.
Details | |
---|---|
Ort | Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)