Sempre uma discussão: ataque com faca entre amigos em Favoriten!
Em Favoriten, um homem de 37 anos esfaqueou o amigo depois de uma discussão em Viena. A vítima ficou ferida e o autor do crime fugiu.

Sempre uma discussão: ataque com faca entre amigos em Favoriten!
No sábado houve um incidente chocante na Geiselbergstrasse em Favoriten que começou com uma acalorada discussão entre dois amigos. Um homem de 37 anos de repente sacou uma faca e esfaqueou seu oponente de 29 anos. A vítima sofreu um ferimento na parte inferior da perna e precisou de atendimento médico urgente para tratar o ferimento. Após o incidente, o agressor fugiu enquanto a polícia iniciou imediatamente uma busca, que até agora não teve sucesso. As investigações contra o suspeito ainda estão em pleno andamento e resta esperar que ele seja capturado em breve, para que as pessoas afetadas e os moradores possam se sentir seguros novamente. Heute relata este trágico incidente que causou choque na vizinhança.
O ataque brutal com faca não é um caso isolado, pois as estatísticas mostram que há um aumento da criminalidade violenta em muitas cidades, incluindo Viena. Na Alemanha, por exemplo, os crimes violentos representaram cerca de 4% de todos os crimes registados pela polícia em 2024. Estes crimes, que incluem lesões corporais graves, têm frequentemente um impacto maior na sensação de segurança dos cidadãos do que o roubo ou a fraude. Cerca de 217 mil crimes violentos foram registados em 2024, o número mais elevado desde 2007. Estes desenvolvimentos são alarmantes e levantam questões sobre a segurança geral nas cidades. Statista coletou dados extensos sobre isso.
O pano de fundo da violência
O que está por trás do crescente número de crimes violentos? Os especialistas suspeitam que as incertezas económicas e as pressões sociais desempenham um papel. Em particular, o stress psicológico que muitas pessoas experimentaram como resultado das medidas Corona pode levar hoje a um aumento da agressividade. As estatísticas mostram que os jovens com menos de 21 anos, em particular, são os principais suspeitos num terço dos casos. A proporção de jovens infratores violentos nesta faixa etária aumentou desde 2021, o que é um sinal preocupante.
Não é incomum que as equipes de resgate sejam afetadas pela violência, o que significa que não só a sensação geral de segurança é prejudicada, mas também aqueles que nos ajudam em emergências. Só em 2023, foram denunciados cerca de 2.740 atos de violência contra equipes de resgate, o que representa um recorde. MeinBezirk acrescenta que a rede de segurança em nossas cidades deve ser mantida para evitar tais incidentes no futuro.
O caminho para a iluminação
A polícia já resolveu crimes violentos em cerca de três quartos dos casos, o que dá esperança de que também neste caso específico será encontrada rapidamente uma solução. Para fortalecer o sentimento de segurança da população, são necessárias não só as autoridades, mas também a própria comunidade, que pode ajudar a promover uma convivência respeitosa e segura. Numa altura em que a criminalidade violenta está a aumentar em muitas áreas urbanas, continua a ser importante educar e agir preventivamente.