Ayten Pacariz: Herói de Ottakring defende as mulheres!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Ayten Pacariz, heroína de Ottakring, apoia a integração das mulheres em Viena através da sua associação “Os Vizinhos”.

Ayten Pacariz, Heldin aus Ottakring, unterstützt Frauen bei der Integration in Wien durch ihren Verein "Die Nachbarinnen".
Ayten Pacariz, heroína de Ottakring, apoia a integração das mulheres em Viena através da sua associação “Os Vizinhos”.

Ayten Pacariz: Herói de Ottakring defende as mulheres!

Na diversidade colorida de Viena, as histórias pessoais às vezes brilham de forma particularmente intensa. Uma dessas histórias é a de Ayten Pacariz, a heroína MeinBezirk de Ottakring. Pacariz, que é gestora operacional da associação “Os Vizinhos” desde 2014, é apaixonada pela integração de mulheres de diferentes origens culturais na sociedade austríaca. Numa cerimónia de sucesso foi recentemente nomeada heroína por MeinBezirk, W24 e apresentador Mel Merio, o que confere ao trabalho que tem realizado o reconhecimento necessário.

A associação “Os Vizinhos” tem como missão apoiar mulheres isoladas. Pacariz é frequentemente convidado às casas das mulheres para ajudá-las a orientar-se no seu novo ambiente. “Muitas pessoas estão a recuar para as suas próprias quatro paredes”, explica ela, acrescentando: “As barreiras linguísticas e os novos costumes, em particular, representam grandes desafios”. É ainda mais importante que as mulheres recebam aconselhamento na sua própria língua, o que torna a oferta dos “Vizinhos” particularmente valiosa. Eles oferecem aconselhamento em árabe, dari/farsi, checheno, somali e turco.

Juntos contra o isolamento

Uma preocupação central de Pacariz é reduzir os medos das mulheres. Muitas vezes temem perder a sua cultura e as suas raízes através da integração. Os “vizinhos”, portanto, transmitem que você não precisa abrir mão de nada que lhe é caro. Através de visitas regulares e de planos individuais elaborados ao longo de vários meses, as famílias podem ser apoiadas e apoiadas de forma direcionada. O trabalho de “Os Vizinhos” não é apenas uma ajuda de emergência, mas um programa eficaz de empoderamento que fortalece a autoconfiança e a independência das mulheres.

Os desafios que as mulheres enfrentam são diversos. Pacariz relata: “Muitas vezes há resistência, não só das próprias mulheres, mas também de familiares do sexo masculino que têm medo de ter uma companheira ou filha independente”. Em alguns casos, estas estruturas patriarcais estão profundamente enraizadas. A associação também oferece apoio em situações difíceis da vida, por exemplo em caso de divórcio, se assim o desejar.

Um modelo para muitos

O estudo BAMF do ano passado mostra que muitas mulheres migrantes têm uma integração limitada devido à falta de competências linguísticas e de obrigações de cuidados. Este é também um ponto onde começam os “vizinhos”. Aumentar a participação das mulheres migrantes na força de trabalho também é um objectivo importante. Programas específicos, como o “Forte no Trabalho”, destinam-se a ajudá-los a ganhar uma posição no mercado de trabalho. Pacariz se vê como uma pioneira que usa suas próprias experiências em profissões sociais para ajudar outras mulheres.

O próximo episódio da série “Heroínas de Viena” será transmitido no domingo, 29 de junho, a partir das 19h. em W24. Os interessados ​​podem encontrar mais informações sobre o clube no site www.nachbarinnen.at. O trabalho de Ayten Pacariz e da sua equipa é um raio de esperança num momento em que a integração social é mais importante do que nunca. Especialmente agora, quando o pluralismo e a diversidade estão no topo da agenda da sociedade, o compromisso de Pacariz e dos “vizinhos” é um bem valioso.