O desemprego em Viena continua a aumentar: crise especial para os idosos!
O desemprego em Viena voltou a aumentar em setembro de 2025. Descubra os números e desenvolvimentos mais recentes.

O desemprego em Viena continua a aumentar: crise especial para os idosos!
O desemprego em Viena tomou um rumo preocupante em Setembro. Como meinkreis.at informou que o número de desempregados na capital aumentou quase cinco por cento. Isto eleva o número total de desempregados para 124.877, um aumento de 7,1 por cento em relação ao ano anterior. A situação é particularmente crítica no retalho, onde o desemprego aumentou mais de dez por cento.
Uma análise retrospectiva do mercado de trabalho mostra que cada vez mais trabalhadores mais velhos com mais de 50 anos estão a ser afectados – registou-se um aumento de 7,3 por cento. Para menores de 25 anos, o aumento é de 4,1%. O número de desempregados também está a aumentar continuamente na indústria da construção e na produção de bens, com os números na construção a aumentarem ligeiramente em 1,2 por cento e na produção de bens em até 8,7 por cento.
Situação difícil para a juventude e setores especiais
A evolução no sector do alojamento e da restauração é particularmente alarmante, onde o desemprego aumentou 6,3 por cento. O Serviço Público de Emprego (AMS) de Viena aconselha, portanto, aproveitar a próxima temporada de inverno para procurar emprego em regiões turísticas populares. A procura por oportunidades de rendimento no Tirol e na Caríntia é elevada, especialmente durante o inverno. A AMS também oferece apoio na colocação profissional fora de Viena e salienta que a experiência de trabalho temporária pode facilitar o regresso a Viena.
Uma análise crítica da situação do mercado de trabalho austríaco revela claramente ots.at que o número total de desempregados no final de Setembro de 2025 é de 299.180, o que representa um aumento de 7,0 por cento face ao ano anterior. O desemprego juvenil, em particular, continua a aumentar, com um aumento de 4,4 por cento.
Desempregados de longa duração e estágios
Outro problema grave é o aumento do número de desempregados há muito tempo - registou-se um aumento de 13,0 por cento. O número de candidatos a estágios imediatamente disponíveis aumentou 11,0 por cento, mas ao mesmo tempo o número de estágios abertos diminuiu. Isso mostra que a busca por aprendizes qualificados está se tornando cada vez mais difícil.
Alto estatística.at Regista-se também um aumento notável de 6,5 por cento no número de desempregados com cidadania estrangeira. A situação no mercado de trabalho permanece tensa devido à actual situação económica, embora o emprego esteja a crescer ligeiramente. Actualmente não existe uma solução clara à vista, razão pela qual muitos esperam pelos meses de Inverno nas zonas turísticas.