Novo Parque Albert Schultz: 22.000 m² de verde para Viena!
Novo Parque Albert Schultz em Donaustadt: 22.218 m² de espaço recreativo com árvores, playgrounds e instalações esportivas inauguradas em 2025.

Novo Parque Albert Schultz: 22.000 m² de verde para Viena!
Uma nova área recreativa está sendo criada na cidade do Danúbio: o Parque Albert Schultz, que está sendo construído na área “Oberes Hausfeld”, não só ampliará as áreas verdes da cidade, mas também enriquecerá a vida dos moradores. Com área total de 22.218 metros quadrados, o parque oferece espaço suficiente para atividades de lazer e relaxamento. O primeiro gramado já foi quebrado e a expectativa aumenta. Heute relata que o parque foi projetado principalmente como um espaço recreativo e de lazer para todos os vienenses.
O novo parque não incluirá apenas belos gramados, mas também inúmeras comodidades para os visitantes. As pessoas podem relaxar ou praticar esportes em um amplo gramado de 12.052 metros quadrados. Destaque para o facto de serem plantadas 252 novas árvores, o que ajudará a melhorar o microclima. Estas árvores são importantes para a captura de partículas e CO2, bem como para a produção de oxigénio, o que melhorará significativamente a qualidade do ar na área. Além disso, os novos espaços verdes criam habitats para inúmeras espécies animais e aumentam a biodiversidade na cidade, como a cidade de Viena sabe.
Ofertas cinco estrelas para todos
O Parque Albert Schultz será projetado de diversas maneiras para atender às necessidades de todos os visitantes. Estão previstas 11 pérgulas, que com uma área total de 223 metros quadrados garantirão locais de sombra mesmo nos dias quentes de verão. Viena.gv.at destaca que também haverá recursos aquáticos que oferecem uma ótima maneira de se refrescar em dias particularmente quentes.
Uma espaçosa instalação de ginástica estará disponível para os entusiastas do esporte e três mesas de tênis de mesa convidarão você a competir. Os caminhos do parque são desenhados com materiais de cor clara e permeáveis à água, que além de terem boa aparência, promovem a infiltração de águas pluviais. Isto significa que o parque não será apenas um local de relaxamento, mas também um exemplo de planeamento urbano sustentável.
Outro destaque é o playground inclusivo, que convida as crianças a desabafarem escalando, deslizando e se equilibrando. Particularmente digno de nota é o carrossel de integração sem barreiras, que permite que todas as crianças se divirtam. A segurança é garantida por uma iluminação bem pensada ao longo dos caminhos principais.
Uma contribuição para a resiliência climática urbana
A avaliação científica do parque de acordo com estudos atuais mostra que os espaços verdes não são apenas uma fonte de lazer, mas também podem dar um contributo decisivo para a resiliência das nossas cidades face às alterações climáticas. De acordo com isso Instituto de Tecnologia de Karlsruhe As árvores promovem o bem-estar e podem mitigar eficazmente os efeitos negativos das ilhas de calor. Aumentar a cobertura arbórea em pelo menos 30% poderia reduzir drasticamente o número de horas de calor extremo, ao mesmo tempo que garantiria que mais água da chuva escoasse.
No planejamento e implantação do Parque Albert Schultz, não se dá atenção apenas às atividades de lazer, mas também aos desafios climáticos que enfrentaremos nos próximos anos. Com a sua paisagem florescente e a promoção da biodiversidade, o parque torna-se um animado ponto de encontro para jovens e idosos na cidade do Danúbio.