S-Bahn e U-Bahn em Viena: grandes canteiros de obras geram desvios!
As obras de modernização nos encerramentos de Kagran e S-Bahn até junho de 2025 estão a afetar o fluxo de tráfego. Informações importantes para os viajantes.

S-Bahn e U-Bahn em Viena: grandes canteiros de obras geram desvios!
Viena enfrenta grandes mudanças nos transportes públicos locais: a linha S-Bahn S45 será parcialmente encerrada nas próximas semanas, a fim de realizar trabalhos de manutenção e modernização urgentemente necessários. De novo ÖAMTC informou, a primeira fase deste fechamento começará de Hernals a Handelskai, que durará até 12 de junho de 2025. Um serviço de substituição ferroviária por ônibus garante que os viajantes ainda cheguem ao seu destino. Paradas como Vienna Hernals (Seitenberggasse, Czartoryskigasse) e Vienna Gersthof (Gersthofer Straße) são servidas.
A segunda fase do fechamento ocorrerá de 12 a 23 de junho, afetando o trecho Heiligenstadt a Handelskai. Também aqui está sendo utilizado tráfego de substituição. As paradas incluem Viena Heiligenstadt (Rudolf-Gelbard-Gasse) e Viena Handelskai (Engerthstraße).
Modernização das linhas de Viena
Mas o trabalho não se limita apenas ao S45. O Linhas de Viena também colocou um foco claro no U4 e nas renovações da pista durante os meses de verão. Entre 28 de junho e 1º de setembro, o U4 entre Schottenring e Friedensbrücke estará fechado. O motivo: a infraestrutura do túnel já tem mais de 120 anos e precisa de uma extensa renovação.
Para aliviar a carga dos passageiros, o U4 continuará a circular entre Heiligenstadt e Schottenring e entre Hütteldorf e Schottenring durante este período. Para capacidade adicional, as linhas de bonde E4 e D estão disponíveis para levar as pessoas confortavelmente até Schottenring.
Mais canteiros de obras e inovações
O trabalho de modernização faz parte de uma ofensiva mais ampla que o Linhas de Viena atualmente avançando. Em 2024 já foram investidos 223 milhões de euros em infraestruturas, em 100 estaleiros. O resultado: 8,6 quilômetros de trilhos e 53 interruptores foram substituídos. Até 2025, serão adicionados 11 quilômetros de trilhos e 45 novos interruptores.
O foco está particularmente nos trabalhos de via na Hütteldorfer Straße, Landstraßer Hauptstraße e Schlachthausgasse. Extensos trabalhos de renovação estão sendo realizados aqui, então algumas linhas tiveram que ser redirecionadas ou encurtadas. A estação de metrô Kagran também será modernizada até o final de junho, e a estação Tscherttegasse será reformada de maio a dezembro de 2025.
Os viajantes também podem esperar novas linhas de bonde no outono de 2025: a linha 12 conectará os distritos 8, 9, 20 e 2, enquanto a linha 27 irá de Strebersdorf à estação U2 Aspern Nord. A linha 18 também será estendida entre o 2º e o 3º distritos.
A Wiener Linien está a trabalhar diligentemente para garantir a qualidade e fiabilidade do transporte local e para tornar a infraestrutura de transporte adequada para o futuro. Estas modernizações abrangentes pretendem não só aumentar o conforto de condução, mas também garantir a fiabilidade de todo o sistema. Mal podemos esperar para ver como as obras mudarão a mobilidade em Viena.