Martelo e coração: jovens e velhos criam novo clube em Alsergrund!
A renovação de um clube em Kagran promove o intercâmbio entre jovens e idosos. Reabertura em 3 de novembro de 2025.

Martelo e coração: jovens e velhos criam novo clube em Alsergrund!
Um clube recém-reformado abrirá suas portas em Viena-Alsergrund nos próximos dias. Graças ao empenho dos aprendizes das escolas profissionais de pintores, técnicos de revestimento e da indústria de construção Kagran, bem como de especialistas reformados, o clube brilhará com um novo esplendor a partir de 3 de novembro de 2025. Este projeto não é apenas uma renovação bem-sucedida, mas também um exemplo notável de cooperação entre jovens e idosos.
A reforma incluiu impressionantes 120 litros de tinta de parede e 135 metros quadrados de piso novo. O projeto foi apoiado pela Associação Estatal da Indústria da Construção de Viena e pela Câmara de Comércio, que trabalharam em conjunto com a ETS Egger GmbH e as escolas profissionais. A gestora do projeto Sabine Stadler, líder da equipa distrital do clube de reformados, destaca a renovação funcional e visual que pretende revitalizar o clube.
Interação positiva entre gerações
Um aspecto particularmente interessante do projeto é o intercâmbio entre os aprendizes e os profissionais aposentados. Erdem Abdullah, um aprendiz, descreve a aplicação prática do que aprendeu e as conversas com os idosos como experiências valiosas. O mestre pintor aposentado Peter Tomaschitz também considera o trabalho com os jovens uma experiência totalmente positiva. Este projeto exemplar recebeu elogios de Christian Dobianer, o mestre da indústria de construção de Viena, que o descreveu como um “projeto vitrine”.
A cerimônia de formatura, que acontecerá na próxima sexta-feira, entregará certificados aos aprendizes e oferecerá aos formandos vouchers para visita à “Cervejaria Vovó-Vovô”. Os dois sócios aposentados do clube, Otto e Sabauis, trouxeram para o projeto um total de 120 anos de experiência profissional, que não é apenas prática, mas também um pedaço de história vivida.
Treinamento duplo e suas vantagens
Mas não são apenas os projetos locais, como a renovação do clube, que mostram a importância da formação prática. A Alemanha trabalhou com mais de 100 países para introduzir o sistema dual de formação profissional, que combina competências práticas com conhecimentos teóricos. Isto provou ser uma solução eficaz contra o desemprego juvenil e a escassez de competências, como demonstrado na deutschland.de é para ser lido.
Em particular, países como Espanha, Grécia e Itália manifestaram interesse em adoptar o modelo dual. Isto mostra a importância da ligação estreita entre os parceiros sociais e da avaliação contínua para o futuro da formação profissional. Algumas nações, incluindo os Estados Unidos e vários países africanos, dependem do envio de “especialistas qualificados” para ajudar a construir o sistema em todo o mundo.
Habitação e engajamento para jovens
A iniciativa “Young Living” em Viena é outro exemplo de como a habitação acessível pode ser combinada com o compromisso social. Mais de doze locais na cidade oferecem aos jovens em formação a oportunidade de viver de forma económica e, ao mesmo tempo, fazer trabalho voluntário para idosos. Cerca de 50 pessoas vivem atualmente nestas “casas para habitar”, onde a renda mensal varia entre os 256 euros e os 408 euros e os residentes prestam o seu apoio através de 25 horas de trabalho voluntário por mês.
Os jovens não só contribuem para a comunidade, mas também beneficiam de descontos em ofertas de alimentos e da oportunidade de participar ativamente na vida social.
Tanto a renovação do clube como os programas para jovens em Viena mostram como podem ser alcançadas mudanças positivas através de uma colaboração empenhada e de uma abordagem criativa aos desafios sociais.