A Universidade Infantil de Viena descobre a biodiversidade: Breitenlee se torna um paraíso natural!
Breitenlee: 100 estudantes estão pesquisando biodiversidade e proteção climática na maior reserva natural de Viena no projeto de renaturação.

A Universidade Infantil de Viena descobre a biodiversidade: Breitenlee se torna um paraíso natural!
Breitenlee está atualmente sendo transformada de um local ferroviário sonolento em um paraíso natural florescente. No âmbito de um emocionante projecto de conservação da natureza, cerca de 100 estudantes da Universidade Infantil de Viena estão a descobrir o que significa biodiversidade e porque é que é essencial para a protecção do clima. O evento acontece em colaboração com a cidade de Viena e o Gabinete Infantil da Universidade de Viena e tem como objetivo aumentar a consciência dos jovens participantes sobre as conexões ecológicas. No dia 15 de setembro de 2025, o projeto, que tem como lema “Área de Conservação da Natureza Breitenlee”, culminará com uma conferência sobre biodiversidade na qual as crianças terão a oportunidade de discutir ativamente com cientistas e representantes da cidade.
O próprio Breitenlee tem um passado turbulento. O antigo pátio de triagem, que foi planeado para ser um dos maiores da Europa na década de 1920, estava abandonado desde 1945. Agora, uma área de 90 hectares está a ser convertida num dos maiores projectos de renaturação na cidade de Viena. O prefeito Michael Ludwig e Silvia Angelo, membro do conselho de infraestrutura da ÖBB, assinaram uma carta de intenções para isso. A cidade de Viena está a adquirir a área com apoio federal e fundos do Fundo para a Biodiversidade, a fim de a transformar numa área protegida Natura 2000, que oferece biótopos e habitats importantes para espécies raras de plantas e animais, incluindo a poupa, o lagarto da areia e mais de 140 espécies de abelhas selvagens.
Um lugar para biodiversidade e relaxamento
O projecto tomará medidas para remover superfícies impermeáveis, eliminar espécies de plantas invasoras e criar novos habitats para anfíbios e abelhas selvagens. A área não só será promovida em termos da sua diversidade ecológica, mas também servirá como área de lazer local e apoiará o arrefecimento da área de desenvolvimento urbano do 22º distrito. A longo prazo, estão também previstas zonas de lazer suave, educação ambiental e comercialização de produtos locais. Este compromisso é adicionalmente apoiado por um financiamento da UE de 60 por cento.
“O projeto de renaturalização de Breitenlee é um excelente exemplo de como o desenvolvimento urbano e a conservação da natureza podem andar de mãos dadas”, afirma o prefeito Ludwig. Esta iniciativa em grande escala visa neutralizar a perda progressiva de habitats naturais. Nas últimas décadas, a urbanização e o desenvolvimento económico afectaram gravemente muitos espaços naturais na Europa. A UE respondeu a desenvolvimentos alarmantes há mais de 40 anos e aprovou leis para proteger espécies ameaçadas, a fim de preservar a natureza.
A importância da biodiversidade
O foco na biodiversidade em Breitenlee não poderia ser mais oportuno. Os desafios globais que levaram à degradação da natureza na Europa são diversos: a urbanização, a poluição e as alterações na utilização dos solos deixaram a sua marca ao longo dos anos. Muitas das espécies ameaçadas que encontram protecção aqui são exclusivas da Europa e não ocorrem em nenhum outro lugar do mundo. Breitenlee não será, portanto, apenas um local de biodiversidade, mas também um símbolo do compromisso de Viena em proteger a natureza e investir ativamente na preservação do nosso ambiente.
Juntas todas estas medidas, o projeto “Área de Conservação da Natureza Breitenlee” ocupa um lugar de destaque no desenvolvimento urbano de Viena e terá continuidade nos próximos anos com um orçamento de 10 a 15 milhões de euros. A multiplicidade de iniciativas planeadas irá certamente garantir que este local único continue a ser cada vez mais atrativo tanto para as pessoas como para os animais.