Viena perfura profundamente: 20.000 famílias beneficiam de água quente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena está a iniciar um projecto de energia geotérmica em Aspern: a água quente proveniente de uma profundidade de 3.000 m irá aquecer de forma sustentável 20.000 famílias a partir de 2028.

Wien startet ein Geothermie-Projekt in Aspern: Heißwasser aus 3.000 m Tiefe soll ab 2028 20.000 Haushalte nachhaltig beheizen.
Viena está a iniciar um projecto de energia geotérmica em Aspern: a água quente proveniente de uma profundidade de 3.000 m irá aquecer de forma sustentável 20.000 famílias a partir de 2028.

Viena perfura profundamente: 20.000 famílias beneficiam de água quente!

Viena deu um passo significativo em direção ao fornecimento de energia sustentável: em 25 de agosto de 2025, a primeira central de energia geotérmica profunda da cidade foi oficialmente inaugurada. A OMV e a Wien Energie bombearam água fervente para a superfície a partir de uma profundidade de 3.000 metros em Aspern, no distrito de Donaustadt. Este desenvolvimento extremamente estimulante poderá fornecer calor favorável ao clima a mais de 20.000 famílias a partir de 2028. O vereador Ulli Sima (SPÖ) enfatiza particularmente a sustentabilidade desta nova fonte de aquecimento urbano.

A perfuração final foi concluída em julho de 2023 e o sistema está atualmente em testes de produção. Neste teste, a água quente é examinada quanto à sua temperatura, vazão e composição química. Até 3.400 metros cúbicos de água podem ser bombeados semanalmente e depois enviados de volta ao subsolo. O CEO da OMV, Berislav Gašo, vê a energia geotérmica como uma chave para a transformação para uma empresa de baixo carbono e enfatiza a sua importância para o futuro fornecimento de energia.

Um futuro promissor para Viena

Os planos ambiciosos continuam: a Wien Energie estabeleceu o objectivo de gerar aquecimento urbano sustentável para até 200.000 famílias até 2040. Estão a ser planeados um total de até sete sistemas de energia geotérmica profunda com uma produção total de cerca de 200 megawatts. Estes projetos não só estabelecem um novo padrão para a cidade, mas também sublinham o compromisso de satisfazer as necessidades de aquecimento da população de uma forma neutra para o clima. Os custos do primeiro sistema ascendem a 90 milhões de euros, com diversas instituições a contribuir para o financiamento.

A joint venture “profunda” entre a OMV e a Wien Energie visa explorar o imenso potencial da energia geotérmica profunda. A perfuração planeada será realizada não apenas como perfuração piloto, mas também como perfuração de produção e injeção, a fim de criar um circuito fechado. A água resfriada é devolvida ao reservatório original, aumentando ainda mais a sustentabilidade do projeto.

Energia geotérmica: uma chave para alcançar as metas climáticas

Por que a energia geotérmica é importante? Esta tecnologia não só oferece uma fonte de energia consistente e disponível durante todo o ano, mas também pode ajudar a alcançar os objetivos climáticos que Viena pretende atingir até 2040. A visão de um fornecimento de calor com impacto neutro no clima está agora ao nosso alcance. Embora a Alemanha ainda esteja no processo de exploração de todo o potencial da energia geotérmica profunda, a capital austríaca não vê tempo a perder aqui.

Nos últimos anos, o Ministério Federal de Pesquisa, Tecnologia e Espaço financiou pesquisas sobre o uso de energia geotérmica profunda. As conclusões pretendem ajudar a superar os desafios técnicos e os riscos económicos que atualmente limitam a utilização. Os projetos geotérmicos profundos são de enorme importância, especialmente para o fornecimento de calor urbano, uma vez que podem fornecer fornecimento de carga de base.

Um centro de informações no local também funcionará para informar e inspirar o público. As visitas guiadas e as exposições pretendem oferecer aos interessados ​​a oportunidade de saber mais sobre as fascinantes possibilidades da energia geotérmica. O desenvolvimento das instalações em Aspern não representa apenas um progresso para Viena, mas também inspirará outras cidades a seguirem caminhos semelhantes.

Isto não só representa um passo importante para um fornecimento de energia sustentável na cidade, mas também abre caminho para projetos futuros que poderão ter um impacto duradouro em toda a região. Cada passo conta para nos tornarmos mais independentes e ecológicos em termos de fornecimento de energia, e Viena parece ter uma boa mão aqui.

Para mais informações sobre este emocionante projeto visite hoje.em, geothermie.de e bmftr.bund.de.