Oberbillwerder: O novo bairro de Hamburgo deveria convidá-lo para a prática de esportes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Oberbillwerder em Hamburgo: O maior projeto de desenvolvimento terá início em 2027 com 6.500 apartamentos, espaços para exercícios e instalações esportivas.

Oberbillwerder in Hamburg: 2027 startet das größte Entwicklungsvorhaben mit 6500 Wohnungen, Bewegungsräumen und Sportstätten.
Oberbillwerder em Hamburgo: O maior projeto de desenvolvimento terá início em 2027 com 6.500 apartamentos, espaços para exercícios e instalações esportivas.

Oberbillwerder: O novo bairro de Hamburgo deveria convidá-lo para a prática de esportes!

Num mundo em que o exercício e a qualidade de vida estão a tornar-se cada vez mais importantes, a nova área residencial Oberbillwerder em Hamburgo será um projecto de vitrine para o planeamento urbano moderno. A construção deste projeto de desenvolvimento de grande escala está prevista para começar em 2027, que será o segundo maior do gênero na cidade, logo depois da famosa HafenCity.

Com uma área de 120 hectares, será criado espaço em Oberbillwerder para 6.500 apartamentos, que abrigarão cerca de 15.000 pessoas. É atribuída grande importância a um bairro habitável, inclusivo e amigo do ambiente, que incentive os cidadãos ao exercício. O arquiteto Harald Fux, da Raum +, projetou uma estratégia abrangente de esportes e exercícios para o novo distrito. Seu objetivo: Os residentes devem ser motivados a se movimentarem ativamente.

Um conceito para movimento

Uma preocupação central do projeto é criar áreas atrativas para atividades como caminhada, corrida e ciclismo. Os planejadores enfrentam o desafio de tornar os espaços de movimento livres de atritos. Para satisfazer as necessidades dos residentes, é importante que os planeadores urbanos desenvolvam empatia pelas suas realidades de vida e hábitos de movimento.

O planejamento é complementado por contribuições valiosas de clubes e grupos de trabalho, que são incorporadas ao plano diretor. As instalações desportivas não devem apenas satisfazer os requisitos locais, mas também ser adaptadas aos grupos-alvo em termos de conteúdo. Os planos incluem, entre outras coisas, uma piscina para crianças e um centro médico para residentes mais velhos, que garantirão cuidados holísticos no distrito.

Outro aspecto que não pode ser negligenciado são as necessidades dos cidadãos: assentos, bebedouros e áreas sombreadas são essenciais para o bem-estar. Além disso, as instalações desportivas das escolas e dos clubes serão acessíveis ao público em geral, o que fortalecerá a comunidade e promoverá a integração. As escolas em Oberbillwerder estão planejando abrir suas instalações esportivas antes mesmo do início das aulas.

Melhores práticas de Viena

O sabor do projeto também fica evidente em exemplos de sucesso, como a pista de corrida do Parque Hannah Arendt, em Viena. Essas ofertas públicas oferecem algo para todos e mostram como é importante tornar os espaços de exercício acessíveis a todos. A empresa de desenvolvimento da cidade atribui grande importância à criação de ofertas desportivas de baixo custo que beneficiem todas as faixas etárias.

Os planos também contemplam medidas de acalmia de trânsito, calçadas largas, parques e playgrounds. Ofertas como vagas de patinação e pistas de BMX também estão em pauta para ampliar a variedade de opções esportivas.

O planeamento cooperativo envolvendo a administração municipal, organizações desportivas e representantes escolares destina-se a apoiar a implementação destas ideias visionárias. Esta colaboração é apoiada por uma análise abrangente de dados para que os objectivos políticos possam ser claramente formulados e efectivamente prosseguidos. O plano de desenvolvimento desportivo garante que as necessidades dos cidadãos também sejam tidas em conta a longo prazo.

Oberbillwerder poderá rapidamente tornar-se um modelo para outros projetos urbanos. O foco na promoção da actividade física e na sensibilização para a saúde poderia inspirar não só Hamburgo, mas também outras cidades a seguirem caminhos semelhantes.