Adeus ao pub tradicional: Lahodny enfrenta a demolição final!
O tradicional restaurante Lahodny, na cidade do Danúbio, está fechando permanentemente. Está prevista a demolição de um novo complexo residencial.

Adeus ao pub tradicional: Lahodny enfrenta a demolição final!
O tradicional restaurante Lahodny, na esquina da Aspernstrasse com a Hausfeldstrasse, um popular ponto de encontro dos moradores de Donaustadt, está em vias de demolição. Depois de mais de 80 anos no ramo de restaurantes, a história do restaurante, que era conhecido por eventos sociais, cerimônias fúnebres e lembranças inesquecíveis, terminou em 2020. O fechamento foi anunciado oficialmente em dezembro de 2020, tendo a pandemia corona listada como o principal motivo. Embora o restaurante tenha oferecido serviço de recolha durante o confinamento, isso não foi suficiente para sustentar as operações, escreveram Manuela e Wolfgang Lahodny no seu site.
O desenvolvimento imobiliário também se tornou mais importante na cidade do Danúbio nos últimos anos. O Lahodny foi vendido no final de 2019 e o novo proprietário, OrsuzTen GmbH, planeia agora demolir o edifício para construir um novo complexo residencial neste local. Um aviso correspondente já foi recebido e a demolição não está prevista antes do final de 2026. Como resultado, perder-se-ão um total de 15 empregos, o que constitui uma notícia difícil para muitas das pessoas afectadas pela actual situação económica. A indústria da restauração tem estado sob enorme pressão nos últimos anos devido à pandemia, que também afecta o futuro de muitos restaurantes em Viena.
Os efeitos da pandemia
A pandemia corona atingiu duramente a indústria de catering. A partir de 3 de novembro de 2020, os restaurantes da região não poderão mais atender hóspedes. Muitas tradições e empresas familiares tiveram de fechar porque não conseguiram operar lucrativamente sob os novos requisitos legais. Wolfgang Lahodny explicou numa entrevista que não conseguiam gerar rendimentos suficientes para manter as operações sem maiores danos. Isto reflete a realidade que muitos donos de restaurantes tiveram de enfrentar à medida que os elevados requisitos de higiene e a necessidade de digitalizar os serviços se tornaram mais prementes.
Muita coisa mudou na indústria nos últimos quatro anos após os primeiros bloqueios. Novos padrões de higiene, uma maior estratégia de digitalização e até mesmo uma mudança nas expectativas dos hóspedes moldaram a indústria da restauração. Embora algumas empresas tenham encontrado soluções criativas, como serviços de entrega e ofertas de take-away, a escassez de competências continua a ser um grande obstáculo. Muitos funcionários deixaram o setor devido às incertezas e mudanças.
Um novo capítulo para a cidade do Danúbio
A demolição do Lahodny representa, portanto, também uma mudança na cidade do Danúbio. Cada vez mais as antigas tradições e a cultura gastronómica dão lugar à construção de habitações e a novos projectos residenciais, que têm de ter em conta a crescente procura devido à imigração e ao crescimento urbano. Embora muitos restaurantes da Lorena representem uma peça importante da cultura vienense, há também uma necessidade crescente de responder às mudanças nas necessidades de vida da população. A OrsuzTen GmbH certamente vê aqui potencial para criar novos espaços residenciais em um bairro em constante mudança.
O trágico encerramento de Lahodny não é apenas a perda de um restaurante tradicional, mas também um sinal da profunda mudança que a nossa sociedade sofreu como resultado da pandemia corona. O que acontecerá a seguir ainda está para ser visto, mas os vestígios da história viverão nas memórias do povo de Donaustadt.