A delegação de Bremen explora o modelo de Viena para construção habitacional sustentável
A delegação de Bremen explorará soluções para habitação social e mobilidade sustentável em Viena, em 14 de julho de 2025.

A delegação de Bremen explora o modelo de Viena para construção habitacional sustentável
Neste dia ensolarado, 14 de julho de 2025, uma delegação da Delegação para a Mobilidade, Construção e Desenvolvimento Urbano de Bremen chegou a Viena. O foco desta viagem especializada é a pesquisa de conceitos inovadores para habitação social, desenvolvimento urbano moderno e mobilidade sustentável. O intercâmbio com os especialistas da cidade de Viena, que discutem os desafios e possíveis soluções na habitação social, é particularmente emocionante.
O Seestadt Aspern e o Sonnwendviertel recebem atenção especial. Ambas as áreas são conhecidas pelas suas abordagens inovadoras que foram desenvolvidas como parte da Exposição Internacional de Construção. O objetivo é integrar as valiosas conclusões de Viena no planeamento futuro em Bremen - especialmente no que diz respeito à habitação a preços acessíveis e ao desenvolvimento distrital sustentável, que também inclui a transição da mobilidade, relata. Assessoria de Imprensa do Senado de Bremen.
Uma olhada na cidade à beira do lago de Aspern
O Seestadt Aspern pode ser visto como um exemplo modelo de desenvolvimento urbano sustentável na Europa. Este desenvolvimento tem sido impulsionado desde 2010 e visa alterar de forma sustentável os padrões de mobilidade. Ao estabelecer uma ligação de metro antes da construção da habitação, torna-se claro um requisito de planeamento para uma combinação de usos e mobilidade sustentável. Esta é uma das muitas conclusões abordadas no estudo sociológico urbano de Jeremias Jobst, que, entre outras coisas, examina o impacto das reduções de emissões nas mudanças nas necessidades de mobilidade, explica a plataforma. O futuro.
O Seestadt oferece espaço para cerca de 20.000 residentes e empregos. Esta forte integração das áreas de vida e de trabalho faz parte de uma estratégia mais ampla da cidade de Viena, que visa uma urbanização que poupe recursos. O foco também está em desenvolvimentos integrados de bairro e ofertas de mobilidade inovadoras. Os percursos para ciclistas e pedestres, bem como as ligações aos transportes públicos locais, foram incluídos no planeamento numa fase inicial.
Desafios e oportunidades
No entanto, a crescente procura de mobilidade também tem as suas desvantagens. A falta de empregos na área leva ao aumento do deslocamento diário e ao uso de transporte motorizado privado. É, portanto, importante expandir ainda mais as infra-estruturas e as ofertas sociais, a fim de contrariar estes desafios. Um pequeno raio de esperança é o inquérito aos residentes, que mostra que 88% têm passe anual de transportes públicos e 81,6% utilizam a bicicleta regularmente. Mas apesar destes números positivos, 53,3% dos inquiridos queixam-se de sentir falta de atividades de lazer, como piscina ou cinema.
Neste contexto, destaca-se também a importância do desenvolvimento urbano socialmente sustentável. Em suas análises, a pesquisa vhw enfatiza a importância de encarar os bairros como locais com grande potencial social. Esta abordagem de vizinhança está agora a atrair também o interesse dos municípios, dos investidores e do setor da habitação. Neste sentido, o intercâmbio entre cidades é crucial para promover ainda mais os aspectos sociais e sustentáveis do desenvolvimento urbano e criar sinergias. Mais informações podem ser encontradas no site vhw.
No geral, é claro que ambas as cidades – Bremen e Viena – podem aprender uma com a outra através das suas viagens e discussões. As conclusões de Viena, especialmente sobre o desenvolvimento de habitação a preços acessíveis e a mobilidade sustentável, poderiam ajudar significativamente Bremen a desenvolver-se ainda mais nestas áreas. A expectativa pelas próximas medidas e pelo câmbio continua alta.