O governo da cidade de Viena planeja medidas contra a pobreza infantil e o caos no trânsito!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 2 de junho de 2025, o SPÖ e o Neos discutirão o mercado de trabalho, rendimento mínimo, mobilidade e integração em Viena.

Am 2. Juni 2025 diskutieren SPÖ und Neos in Wien über Arbeitsmarkt, Mindestsicherung, Mobilität und Integration.
No dia 2 de junho de 2025, o SPÖ e o Neos discutirão o mercado de trabalho, rendimento mínimo, mobilidade e integração em Viena.

O governo da cidade de Viena planeja medidas contra a pobreza infantil e o caos no trânsito!

Viena está mudando! O SPÖ e o NEOS uniram-se num novo governo municipal e visam diversas áreas-chave que influenciarão diretamente a vida do povo vienense. As partes colocam uma ênfase especial no desenvolvimento do mercado de trabalho e no fortalecimento de Viena como local de investigação e congressos. Esses temas também são muito relevantes na discussão atual sobre a renda mínima, que merece ser analisada.

Um dos principais desafios continua a ser a acessibilidade do rendimento mínimo de Viena. No âmbito da reforma planeada, será discutido em particular o apoio a apartamentos partilhados e a famílias com muitos filhos. Os partidos querem combater de forma decisiva a pobreza infantil e oferecer melhor segurança social.

Promover projetos de transporte e integração

Mas isso não é tudo! Existem também algumas inovações no transporte. Espera-se que os horários de estacionamento sejam adaptados às necessidades dos vienenses, a fim de tornar o bilhete de estacionamento mais eficaz. Além disso, os serviços de estacionamento e transporte deverão ser melhorados para reduzir o número de veículos na cidade. A acalmia do tráfego no centro da cidade também está na agenda, juntamente com um conceito revisto de autocarros urbanos.

Um passo em direção ao futuro são os planos para introduzir miniautocarros e shuttles autónomos, que poderão revolucionar o transporte público. Além disso, estão avançando os testes de transporte de bicicletas em bondes e ônibus, o que certamente deixará muitos ciclistas felizes. Outro capítulo importante da agenda é a promoção da língua alemã, que deverá ser ampliada não só para as crianças, mas também para os seus responsáveis ​​legais. Está a ser desenvolvido aqui um código de integração que cria as condições-quadro para uma cooperação bem sucedida.

Integração no mercado de trabalho

Mas e a integração dos migrantes? A política federal já introduziu inúmeras medidas para facilitar a integração dos migrantes no mercado de trabalho. Cerca de 20,8 milhões de pessoas oriundas da imigração vivem na Alemanha e a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho continua a ser uma tarefa central da política de integração. Medidas como o programa de financiamento “Integração através da Qualificação – IQ” ajudam a reconhecer as qualificações profissionais estrangeiras e apoiam os migrantes na melhoria da sua língua, a fim de alcançarem uma melhor participação no mercado de trabalho. As ofertas de apoio linguístico visam facilitar a integração de novos imigrantes e migrantes.

De acordo com o Instituto de Mercado de Trabalho e Investigação Ocupacional (IAB), 65 por cento dos refugiados que vivem na Alemanha há seis anos trabalham a tempo inteiro, o que reforça a necessidade de promover a sua integração no mercado de trabalho alemão também na Áustria. Uma combinação de cursos de línguas e de integração é considerada a chave para uma integração bem sucedida, que não só cria oportunidades profissionais, mas também promove contactos sociais e melhora as competências linguísticas.

Ainda há muito a fazer em Viena para enfrentar estes desafios. Na terça e quarta-feira ficará claro nas discussões do SPÖ como serão as decisões de pessoal e o desenho exato do novo senado da cidade. O prefeito Michael Ludwig permanece no topo, enquanto Bettina Emmerling, do NEOS, provavelmente será nomeada vice-prefeita. No entanto, a questão de quem ocupará o departamento financeiro após a mudança de Peter Hanke permanece em aberto, assim como o tamanho do Senado da cidade, que atualmente é composto por 12 membros.

Seja qual for a evolução das coisas, uma coisa é certa: o governo da cidade de Viena tem planos importantes que precisam de ser implementados para melhorar continuamente a vida na capital.

Mais informações sobre os temas da integração e do mercado de trabalho podem ser encontradas aqui: BMAS e Governo Federal.

Leia mais sobre os últimos desenvolvimentos em Correio.