Viena aposta no turismo sustentável: estratégia para o futuro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2025, Viena continuará a desenvolver a sua estratégia de economia de visitantes, centrando-se no turismo sustentável e na criação de valor local.

Wien entwickelt 2025 ihre Visitor Economy Strategie weiter, fokussiert auf nachhaltigen Tourismus und lokale Wertschöpfung.
Em 2025, Viena continuará a desenvolver a sua estratégia de economia de visitantes, centrando-se no turismo sustentável e na criação de valor local.

Viena aposta no turismo sustentável: estratégia para o futuro!

Viena desenvolveu ainda mais a sua estratégia de economia de visitantes em 2025 e conta com a promissora iniciativa “Optimum Tourism”. O objetivo é satisfazer não só as necessidades dos turistas, mas também as dos habitantes locais. Esta estratégia reflecte-se numa visão clara: a elevada aceitação do turismo e a satisfação dos hóspedes são a principal prioridade. Além disso, dois terços das dormidas deverão provir de “convidados de sonho”, enquanto dez por cento deverão provir da área de reuniões. A cidade e o Gabinete de Turismo de Viena estão a trabalhar em conjunto para criar um bom equilíbrio que tenha em conta as necessidades locais e turísticas, como relata tip-online.at.

Em sintonia com os tempos: crescimento sustentável e regras claras

Num mundo em que o turismo profissional se torna cada vez mais importante, Viena está firmemente empenhada em apostar na qualidade e no crescimento responsável. O compromisso com o turismo de congressos sustentável e a criação de valor ancorado localmente também são elementos centrais desta estratégia. A introdução de regras claras nos espaços públicos - tais como zoneamento e restrições aos arrendamentos de curta duração - destina-se a garantir que os habitantes locais não sofram os efeitos largamente positivos do turismo. Em 2024, Viena registou oito milhões de hóspedes, gerando um total de quase 19 milhões de dormidas, mostrando que a cidade está no caminho certo. De acordo com wien.info, 90% dos habitantes locais pesquisados ​​avaliaram o turismo positivamente.

Um projeto conjunto

A economia do visitante não é percebida apenas como um factor económico, mas também como um projecto de cooperação entre a política, as empresas e a sociedade urbana. O desenvolvimento do turismo é visto como um trabalho de equipa em que todos os envolvidos têm responsabilidades. O chamado relançamento da estratégia sublinha que a política de economia do visitante é mais do que apenas marketing; é uma estratégia abrangente de desenvolvimento urbano que também faz parte da Iniciativa de Turismo Sustentável da ONU. Os progressos num total de onze áreas temáticas, incluindo a protecção climática e a mobilidade, serão medidos continuamente. Isto anda de mãos dadas com programas de ação que fornecem medidas específicas, como viagens sustentáveis ​​e infraestruturas sem barreiras, como também mencionado por tip-online.at.

Um conceito holístico

A Estratégia para a Economia do Visitante é um exemplo de como as cidades podem enfrentar os desafios do turismo moderno. Desde a sua introdução em 2019, a estratégia estabeleceu-se como uma referência internacional em Viena. E tudo sem tédio! Um Programa de Acção Placemaking trabalha para tornar os espaços urbanos mais atraentes tanto para os habitantes locais como para os visitantes, ao mesmo tempo que cria oportunidades de emprego. Isto é particularmente importante à medida que a discussão sobre o papel do turismo na redução da pobreza e os benefícios para a população local se torna cada vez mais relevante. O desenvolvimento de parcerias entre os setores público e privado é visto como a chave para o sucesso, como descreve spectrum.de.