Viena aposta na mobilidade verde: guindaste livre de emissões para canteiros de obras!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena promove a mobilidade livre de emissões com o projeto ZET. 43 empresas estão comprometidas com o transporte sustentável – os sucessos iniciais são visíveis.

Wien fördert mit dem Projekt ZET emissionsfreie Mobilität. 43 Unternehmen setzen auf nachhaltigen Transport – erste Erfolge sichtbar.
Viena promove a mobilidade livre de emissões com o projeto ZET. 43 empresas estão comprometidas com o transporte sustentável – os sucessos iniciais são visíveis.

Viena aposta na mobilidade verde: guindaste livre de emissões para canteiros de obras!

Muita coisa está acontecendo em Viena na área da mobilidade sustentável. O projecto “Zero Emission Transport” (ZET) da Câmara de Comércio de Viena está no bom caminho para promover entregas livres de emissões. Desde junho de 2024, 43 empresas já se comprometeram a organizar o seu transporte sem emitir substâncias nocivas. Este é um passo claro na direção certa para um futuro mais verde.

Christian Holzhauser, presidente da divisão de transportes e tráfego da Câmara de Comércio de Viena, sublinha a importância desta iniciativa. “A entrega sustentável deve ser o foco”, diz ele, concentrando-se nos efeitos positivos para a cidade e para o meio ambiente. A empresa comercial Frankstahl de Guntramsdorf adquiriu recentemente um caminhão totalmente elétrico com guindaste de carga. O novo veículo, um Mitsubishi Fuso com uma enorme bateria de 124 kWh, permite uma autonomia de cerca de 200 quilómetros e oferece assim uma solução prática para um transporte amigo do ambiente.

O caminho para uma mobilidade livre de emissões

Os desenvolvimentos na área da mobilidade sustentável não são importantes apenas a nível local. Os desafios estão claramente à nossa frente: gamas limitadas e elevados custos de aquisição muitas vezes não facilitam as coisas para os fornecedores. No entanto, um estudo do Fraunhofer ISE mostra que as quotas de mercado dos veículos elétricos e híbridos aumentaram nos últimos anos – de 1,8% para 2,6% em meados de 2019. Isso é um bom sinal!

Para reduzir ainda mais as emissões de CO2, estão na agenda estratégias como a partilha de automóveis, a expansão dos transportes públicos locais e a rede digital de veículos. Ao mesmo tempo, o uso de tipos de acionamento alternativos, como acionamentos por bateria e células de combustível, está se tornando cada vez mais importante. Estas inovações técnicas são um passo certo para moldar a mobilidade do futuro.

Desafios e soluções tecnológicas

Como mostra a história de conceitos úteis como “0” em matemática, os nossos desafios sociais muitas vezes têm soluções simples. No entanto, temos de encontrar abordagens criativas para a mobilidade sustentável, a fim de superar os obstáculos técnicos. Quer seja a expansão da infra-estrutura de carregamento ou ideias inovadoras para alargar a autonomia – é preciso uma boa mão e esforços conjuntos da política e das empresas para atingir o objectivo.

Através de projetos como o ZET, os residentes e as empresas de Viena têm a oportunidade de contribuir ativamente para a redução das emissões de CO2. Os sinais são verdes, não apenas na política de transportes, mas também na consciência do público. Cada van com emissão zero que circula pela cidade é um passo em direção a um futuro sustentável.