Agricultores vienenses: boa colheita, mas grandes preocupações económicas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os agricultores vienenses esperam uma boa colheita em 2025, apesar de desafios como os preços baixos e o aumento dos custos.

Wiener Landwirte erwarten gute Ernte 2025 trotz Herausforderungen wie niedrigen Preisen und steigenden Kosten.
Os agricultores vienenses esperam uma boa colheita em 2025, apesar de desafios como os preços baixos e o aumento dos custos.

Agricultores vienenses: boa colheita, mas grandes preocupações económicas!

O verão de 2023 foi, em última análise, positivo para os agricultores vienenses, apesar de alguns meses chuvosos. Os agricultores reportam expectativas sólidas de colheita, especialmente para frutas e legumes, enquanto a Câmara de Agricultura de Viena (LK Viena) fala de rendimentos e qualidades consistentemente positivos em todos os sectores. No entanto, isto traz consigo um grande mas: as condições económicas são problemáticas. Apesar de uma boa colheita, a alegria é obscurecida pelos preços ao produtor que são demasiado baixos, pelo aumento dos custos e pela crescente pressão competitiva. A colheita de 2025 será acima da média, especialmente na agricultura arável, com a soja e a beterraba sacarina, em particular, a desenvolverem-se positivamente. Mas os baixos preços de pagamento estão a causar muitos problemas aos agricultores, especialmente em tempos de aumento dos custos salariais, bem como dos custos de maquinaria e energia. Meus relatórios distritais.

É claro que a viticultura também desempenha um papel central. Depois de dois anos bastante decepcionantes, os produtores de vinho esperam uma colheita rica este ano. As uvas parecem saudáveis ​​e até agora foram poupadas de tempestades ou granizo. A colheita começou no início de setembro, mas só atinge o seu pico em meados do final do mês. Isto parece tentador, mas também aqui há uma luta: os elevados custos de produção, o declínio do consumo de vinho, a burocracia e a pressão competitiva internacional estão a colocar muita pressão sobre os viticultores. Além disso, existem doenças e pragas que são promovidas pelas alterações climáticas.

Desafios na horticultura

Na horticultura, porém, os rendimentos estão ligeiramente abaixo do nível do ano anterior, o que se deve principalmente a uma primavera fresca e pouco ensolarada. Tradicionalmente, a temporada de férias muitas vezes traz excedentes para o mercado, mas crescem as esperanças de que o outono ofereça melhores oportunidades de vendas. Os desafios aqui também não devem ser subestimados: os elevados preços da energia, a protecção limitada das culturas e a estagnação dos níveis de preços, juntamente com o aumento dos custos, estão a exercer pressão sobre a indústria. Os agricultores estão particularmente preocupados com o número crescente de pragas e com o menor número de pesticidas aprovados.

No que diz respeito ao cultivo de grãos, as empresas olham para o futuro com sentimentos contraditórios. A área cultivada para cereais na Áustria é actualmente de apenas 505.400 hectares e, portanto, está num nível recorde; uma contracção de 3,4 por cento em comparação com a média de 5 anos. Espera-se que a colheita de 2025 fique ligeiramente abaixo da média, mas está acima do nível do ano passado - totalizando 2,89 milhões de toneladas, o que é 2 por cento abaixo da média de 5 anos. O desafio das fortes chuvas e da infestação de pragas permanece aqui, apesar de as explorações agrícolas estarem cada vez mais bem treinadas. O cultivo de colza diminuiu de 60 mil hectares em 2013 para apenas 20 mil hectares, devido à falta de pesticidas. Isto contrasta com o aumento das áreas de milho, que registou o maior crescimento de área com 210,7 mil hectares. Relatórios LKO.

Mudanças climáticas e agricultura

As alterações climáticas trazem incertezas adicionais para a agricultura. Estudos mostram que condições climáticas extremas, como ondas de calor ou chuvas fortes, podem afetar significativamente o rendimento das colheitas. Os agricultores devem desenvolver novas estratégias de adaptação para poderem operar com sucesso mesmo nestas condições adversas. As ferramentas digitais e as tecnologias modernas são muito populares para tornar a agricultura mais sustentável. Mas o comércio internacional também impõe grandes exigências às empresas nacionais, que necessitam de uma forte protecção para se manterem competitivas. BPB informado.

No geral, a situação dos agricultores vienenses continua abaixo do ideal, apesar das colheitas sólidas. Os desafios são grandes, mas novas estratégias e unidade da indústria poderão ajudar os agricultores a enfrentar este momento difícil.