O centro da cidade de Viena continua na Lista Vermelha da UNESCO – a decisão aproxima-se!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena permanece na “Lista Vermelha” da UNESCO. A reunião do Comitê do Patrimônio Mundial começa no dia 5 de julho em Paris.

Wien steht weiterhin auf der "Roten Liste" der UNESCO. Die Sitzung des Welterbekomitees beginnt am 5. Juli in Paris.
Viena permanece na “Lista Vermelha” da UNESCO. A reunião do Comitê do Patrimônio Mundial começa no dia 5 de julho em Paris.

O centro da cidade de Viena continua na Lista Vermelha da UNESCO – a decisão aproxima-se!

A partir deste domingo, o Comité do Património Mundial da UNESCO reunir-se-á em Paris e a decisão sobre o centro histórico de Viena será tomada até 16 de julho. O centro da cidade de Viena está na chamada “Lista Vermelha” de locais ameaçados do Património Mundial desde 2017, e a comissão irá agora discutir se Viena deve permanecer nesta lista. A razão da ameaça são os controversos projectos de construção, em particular o projecto Heumarkt e os arranha-céus planeados, que são vistos como uma ameaça ao valor universal excepcional de Viena. Segundo reportagem de Kurier, recomenda-se um “projeto de decisão”, que afirma que Viena deve permanecer na “lista vermelha”.

Mas o que significa estar nesta lista? A inscrição na “Lista de Perigos” não é uma medida punitiva, mas visa chamar a atenção para as ameaças e permitir a proteção internacional. De acordo com informações da unesco.at, as ameaças aos sítios do Património Mundial incluem não apenas instrumentos de planeamento urbano inadequados, mas também alterações climáticas, catástrofes naturais e intervenções humanas, como alterações infraestruturais e poluição ambiental.

O problema para Viena

Viena tem atualmente 12 locais do Patrimônio Mundial, incluindo o Palácio e Jardins de Schönbrunn, o centro histórico de Salzburgo e o Wachau. A UNESCO conta um total de 1.223 sítios em 168 países em todo o mundo, 56 dos quais estão listados como ameaçados na “Lista de Perigo”. Em particular, os conflitos e o fraco desenvolvimento urbano representam uma séria ameaça para estes sítios, como mostra informações sobre a ameaça aos sítios do património mundial.

A decisão sobre se o centro da cidade de Viena permanecerá ou será removido da lista vermelha deverá ser anunciada na terça ou quarta-feira. As negociações são um sinal para as autoridades austríacas repensarem as suas anteriores abordagens de planeamento e encontrarem soluções que sejam compatíveis com o Património Mundial. Hoje, mais do que nunca, é necessário um bom planeamento urbano para preservar a beleza e o valor dos locais históricos de Viena.

A questão das ameaças aos sítios do Património Mundial também provoca uma discussão mais ampla sobre como o desenvolvimento urbano e as identidades culturais podem ser reunidos no futuro. Os especialistas recomendam a realização de testes de compatibilidade antes de qualquer alteração, a fim de proteger o valor universal excepcional. As medidas que possam resultar na perda do património cultural mundial devem, portanto, ser abordadas com cuidado.