Viena no mercado de trabalho: vislumbre de esperança apesar do aumento do desemprego
O desemprego em Viena continua a aumentar, mas o crescimento está a abrandar. Os candidatos a emprego mais jovens e mais velhos são particularmente afetados.

Viena no mercado de trabalho: vislumbre de esperança apesar do aumento do desemprego
Algo está a mudar no mercado de trabalho em Viena. Embora o desemprego continue a aumentar em Maio de 2025, o crescimento está a abrandar. De acordo com isso 5 minutos Em maio, 119.136 pessoas estavam registadas como desempregadas na AMS Viena. Isso representa um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior, mas é o menor aumento em quase dois anos. O chefe da AMS, Winfried Göschl, vê isso como um vislumbre de esperança, mesmo que não veja uma reviravolta à vista.
A situação é particularmente difícil para os jovens com menos de 25 anos. O desemprego aqui aumentou 6,3%. As pessoas com mais de 50 anos também são afetadas, com um aumento de 5,4% no número de desempregados e de pessoas que frequentam cursos de formação. As estatísticas mostram que é particularmente importante que esta faixa etária se torne activa e não desanime.
Foco em comércio e construção
Uma análise dos diferentes sectores revela diferentes desenvolvimentos. Embora o desemprego na construção tenha caído 2,4 por cento, aumentou 8,2 por cento na produção de bens e no retalho. A indústria hoteleira e de restauração também está a sentir as consequências da situação atual, com o desemprego a aumentar 6,6 por cento. O AMS Viena afirma que os candidatos a emprego devem aproveitar a variedade de ofertas de apoio para encontrar o caminho de regresso ao trabalho.
O número de pessoas em formação é de 37.635, um aumento de 0,8 por cento. Esta evolução mostra que muitos vienenses estão interessados em continuar a formação, a fim de melhorar as suas oportunidades no mercado de trabalho. Especialmente para os jovens vienenses com menos de 25 anos de idade, o Sub-25 é um ponto de contacto gerido pela AMS e pela cidade de Viena, que presta aconselhamento e apoio na procura de um estágio de aprendizagem.
O que o futuro traz
As previsões para o futuro próximo permanecem cautelosas. De acordo com Göschl, não se espera uma inversão na tendência de queda do desemprego este ano, mas espera-se que o aumento se estabilize ainda mais. Os inquéritos estatísticos mostram que muitas pessoas ainda procuram emprego. Isto torna ainda mais importante tomar as medidas certas. O Estatísticas Áustria fornece dados valiosos que continuam a refletir com precisão a situação atual.
Nestes tempos dinâmicos, é crucial que os candidatos a emprego sigam a velha regra: sem risco, sem ganho. Graças à ampla gama de ofertas de apoio, agora é o momento certo para dar os primeiros passos numa carreira de sucesso.