Caos nos engarrafamentos na A23: percursos escondidos e dicas para os viajantes!
As obras de renovação da A23 vão provocar engarrafamentos e desvios até novembro. Medidas de trânsito em Viena afetadas.

Caos nos engarrafamentos na A23: percursos escondidos e dicas para os viajantes!
A situação do trânsito na Viena Südosttangente (A23) está atualmente tensa. Os trabalhos de renovação levam a uma perda significativa de tempo até meados de novembro. Os motoristas devem esperar tempos de viagem mais longos, principalmente nos finais de semana, quando a abertura da rota é restrita a partir das 22h. às sextas-feiras às 5h às segundas-feiras. A rampa no cruzamento Viena-Kaisermühlen está atualmente fechada na direção sul, portanto, apenas uma faixa está disponível à noite. Durante o dia, duas pistas continuam para o sul em direção a Viena-Inzersdorf, enquanto três pistas permanecem abertas para o norte. De acordo com Kosmo, essas restrições resultam em engarrafamentos de quilômetros de extensão, de modo que os usuários das estradas têm que esperar até uma hora adicional de tempo de viagem.
A situação torna-se ainda mais complicada porque as obras estão a decorrer no entroncamento de Vösendorf a partir das 12h00 de sábado. a segunda-feira, às 5h00. As saídas da A21 e S1 da A2 em direção a Graz não são transitáveis, o que significa que é necessário um desvio pelo Shopping City Süd e pelo entroncamento Mödling. Os motoristas devem usar as rotas alternativas recomendadas, como Wagramer Straße ou Reichsbrücke, para evitar engarrafamentos, recomenda a ARBÖ.
Medidas de renovação na A23
As obras de renovação da A23, que se estende entre o entroncamento Prater e o entroncamento Handelskai, fazem parte de um projeto de longo prazo. A iniciativa “Nova Tangente” existe há 15 anos e tornou-se necessária devido ao enorme volume de tráfego nesta rota. A A23, como a artéria de tráfego mais importante da Áustria, recebe cerca de 230.000 veículos por dia. Segundo a ASFINAG, todas as faixas deverão permanecer abertas durante a reforma para minimizar engarrafamentos.
A renovação em si está dividida em várias fases. A entrada no canteiro de obras é feita inicialmente pelo lado direito, seguida das obras pelo meio e finalmente pelo lado esquerdo da estrada. Um sistema de codificação por cores é usado para facilitar a orientação dos motoristas no canteiro de obras. Além disso, a ASFINAG anunciou que estarão disponíveis gestores de tráfego especiais para monitorizar o fluxo de tráfego durante a hora de ponta.
Uma solução sustentável para transporte
Outro foco está na sustentabilidade desta renovação. O trabalho inclui o recapeamento de superfícies de estradas e o uso de 20% de asfalto reciclado, e também serão substituídas peças danificadas do sistema de retenção de aço. A partir de 23 de junho de 2026, após a conclusão das obras no sentido norte, terá início a reforma no sentido sul, seguida de novas medidas nos entroncamentos Prater e Handelskai.
Notícias e dados atuais sobre a situação do trânsito estão disponíveis via EVIS. A plataforma, operada pela ASFINAG e outras autoridades, garante que residentes e viajantes sejam sempre informados sobre o estado das estradas.