Koralmbahn: Impulso para a economia e qualidade de vida no Sul da Áustria!
Josef Herk e Jürgen Mandl explicam as oportunidades do Koralmbahn para o desenvolvimento económico no sul da Áustria.

Koralmbahn: Impulso para a economia e qualidade de vida no Sul da Áustria!
Em 30 de setembro de 2025, finalmente chegou a hora: o Koralmbahn, o projeto de infraestrutura pioneiro da Áustria, estará totalmente operacional. Este sistema de ligação entre Graz e Klagenfurt promete não só uma melhoria significativa na mobilidade, mas também novas perspectivas económicas para todo o sul do país. Josef Herk, presidente da Câmara de Comércio da Estíria, reconhece a dimensão histórica deste projecto e sublinha a necessidade de uma agenda política regional comum, a fim de transformar esta área económica numa localização modelo na Europa. As recomendações para a cooperação entre a Caríntia e a Estíria também são apoiadas por Jürgen Mandl, Presidente da Câmara de Comércio da Caríntia, que descreve a nova aglomeração económica como única.
A Ferrovia Koralm é particularmente importante, pois também é internacionalmente visível como parte do Corredor Báltico-Adriático. De acordo com um estudo actual, este sistema ferroviário criará uma nova aglomeração urbana de Graz-Klagenfurt, que deverá atrair uma população em constante crescimento nos próximos anos. A aglomeração deverá ser a segunda maior da Áustria, depois de Viena.
Impulsos económicos para a região
A acessibilidade das novas estações ferroviárias será significativamente melhorada: o Koralmbahn permitirá que os passageiros cheguem das comunidades vizinhas às estações centrais em apenas 40 minutos. O facto de os dois distritos de Wolfsberg e Deutschlandsberg estarem no centro desta nova aglomeração a partir de 2026 representa um enorme impulso económico. Com cerca de 1,1 milhões de habitantes e cerca de 500.000 empregados, incluindo mais de 130.000 no sector industrial, o enorme potencial desta ligação já é evidente. Particularmente animadoras são as previsões de que os fluxos de passageiros poderão aumentar cerca de 35%, o que deverá contrariar a evolução demográfica negativa na zona sul da Áustria.
O Conselheiro Económico do Estado da Caríntia, Sebastian Schuschnig, sublinha a importância do Koralmbahn como estímulo central para o desenvolvimento económico, os transportes públicos e o setor do turismo. Um esforço técnico considerável também foi necessário para implementar o projeto. Mais de 50 quilómetros de túneis e mais de 100 pontes fazem parte do projeto ferroviário, que demonstrará as vantagens da rota de transporte mais amiga do clima.
Transportes ecológicos e ligações internacionais
O Koralmbahn não é apenas um carro-chefe para conexões rápidas, mas também contribui para a transição da mobilidade. Ele conecta Graz e Klagenfurt em apenas 45 minutos e, portanto, oferece uma maneira atraente e confortável de ir de A a B no sul mais rapidamente. Esta nova infra-estrutura incluirá também ligações adicionais à República Checa, incluindo um comboio de Viena para Praga.
As oportunidades económicas decorrentes do projecto são significativas. Empresas austríacas líderes como o Rhomberg Sersa Rail Group, o PORR Group e a Siemens Mobility contribuíram para a realização do Koralmbahn, que aumenta ainda mais a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias e, assim, contribui para a internacionalização das empresas nacionais. Os responsáveis pretendem promover de forma sustentável a atractividade económica da região através de estratégias de marketing conjuntas e de um planeamento inter-regional coordenado.
Globalmente, pode-se resumir que o Koralmbahn não só representa uma melhoria significativa para o transporte local, mas também desempenha um papel decisivo no desenvolvimento económico positivo de toda a região sul da Áustria. Tempos emocionantes estão por vir – para as regiões, as empresas e as pessoas que aqui vivem.