Ladrão em série de 14 anos em Viena: 50 carros arrombados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um jovem de 14 anos foi preso em Viena sob suspeita de arrombar 40-50 carros. A polícia continua investigando.

Ein 14-Jähriger wurde in Wien festgenommen, verdächtigt 40-50 Autos aufgebrochen zu haben. Polizei ermittelt weiter.
Um jovem de 14 anos foi preso em Viena sob suspeita de arrombar 40-50 carros. A polícia continua investigando.

Ladrão em série de 14 anos em Viena: 50 carros arrombados!

Em Viena, um rapaz de 14 anos causou alvoroço depois de ser apanhado pela polícia. O adolescente é suspeito de ter arrombado um número significativo de veículos na região da cidade – estamos falando de cerca de 40 a 50 carros. A prisão ocorreu na manhã de terça-feira, por volta das 6h15, em Meidling. O menino foi notado porque dirigia de forma insegura pelas ruas em um carro roubado. Durante uma verificação, a polícia descobriu um carro gravemente danificado em Wittmayergasse que estava estacionado na calçada. O adolescente confessou ter quebrado o vidro lateral do veículo e usado uma chave encontrada no porta-luvas para dar partida no carro.

Durante a busca ao adolescente, a polícia encontrou dinheiro no valor de 2.298,67 euros, duas facas, spray de pimenta, vários produtos de tabaco e um abridor de garagem danificado. Questionado, o preso não forneceu informações sobre seus cúmplices. Por ordem do Ministério Público de Viena, o jovem de 14 anos foi libertado. A investigação sobre os cúmplices desconhecidos está sendo continuada pelo Departamento de Polícia Criminal do Estado de Viena, Seção Sul. Qualquer pessoa com informações é convidada a se apresentar. Este incidente não é um incidente isolado, uma vez que as estatísticas criminais mostram uma tendência alarmante.

Crime juvenil aumenta

De acordo com as estatísticas actuais da polícia, há um aumento preocupante da criminalidade juvenil em Viena. Em 2024, foram denunciados mais de 14.800 suspeitos com menos de 18 anos, um aumento de 33%. O que é particularmente notável é o aumento acentuado de suspeitos na faixa etária dos 10 aos 14 anos, de 3.186 para 5.066. A proporção de perpetradores que vêm do exterior também é alarmante, 57,1%.

Embora os arrombamentos de apartamentos e casas tenham diminuído no ano anterior, os crimes contra a propriedade aumentaram 4,7%, para um total de 131.101 casos. O número de crimes de roubo denunciados aumentou mesmo de 1.180 para 1.394 casos, o que corresponde a um aumento de 18,1%. Foi registado um triste recorde de violações denunciadas: estas aumentaram 10,9%, para 519. A taxa de homicídios também aumentou, com 26 homicídios em 2024, dos quais 24 foram resolvidos.

Foco na prevenção

Tendo em conta estes desenvolvimentos preocupantes, foi criado em Viena, em 2024, um grupo de trabalho interdisciplinar sobre “criminalidade infantil e juvenil”. O objetivo deste grupo é intensificar o trabalho de prevenção e encontrar soluções para aumentar a segurança das crianças e dos jovens. Uma olhada nestas estatísticas e nos incidentes como o do jovem de 14 anos mostra claramente que algo está acontecendo e a cidade deve agir para oferecer aos jovens um ambiente positivo.

Mais informações sobre os desenvolvimentos atuais podem ser encontradas em Pulso24, Hoje e ORF Viena.