A TU Áustria dá as boas-vindas ao novo presidente: Jens Schneider no cargo!
Em 1º de julho de 2025, Jens Schneider da TU Viena assumiu a presidência da TU Áustria para fortalecer a pesquisa e a inovação.

A TU Áustria dá as boas-vindas ao novo presidente: Jens Schneider no cargo!
Em 1º de julho de 2025, a Universidade de Tecnologia de Viena assumiu a presidência da TU Áustria sob a liderança do Reitor Jens Schneider. Esta transferência foi realizada pelo Reitor Peter Moser da Montanuniversität Leoben e faz parte de uma mudança anual que está prevista nos estatutos da TU Áustria. A TU Austria, fundada em 2010, reúne a Universidade Técnica de Viena, a Universidade Técnica de Graz e a Montanuniversität Leoben e conta hoje com mais de 46.600 estudantes e 11.200 funcionários. O objetivo desta aliança é alavancar sinergias e ser uma voz forte em questões políticas de ensino superior, ao mesmo tempo que se concentra na excelência científica, bem como na relevância económica. OTS relatado.
Jens Schneider sublinha a urgência de reforçar a posição das universidades na Áustria. Numa época em que a concorrência por estudantes internacionais aumenta rapidamente, as atividades de recrutamento e a expansão de uma rede académica são o foco. Além disso, a cooperação entre as universidades membros deverá ser intensificada, particularmente nas áreas de investigação, ensino e transferência de inovação. Schneider sublinha a necessidade de ter em conta as exigências futuras do mundo do trabalho e de aumentar o número de licenciados na área MINT (matemática, ciências da computação, ciências naturais, tecnologia), uma preocupação que o Ministério Federal da Mulher, Ciência e Investigação (BMFWF) também persegue intensamente.
Foco na educação STEM
A educação MINT desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do ensino superior na Áustria. O BMFWF está a tomar medidas claras para aumentar o número de diplomados nestas disciplinas. Por exemplo, o número de vagas em ciências da computação nas universidades aumentou de 2.500 para 2.800, a fim de atender à crescente demanda. A promoção das mulheres nas disciplinas MINT também deve ser aumentada. Para tal, novos programas são constantemente desenvolvidos e a qualidade da educação MINT, tanto nas universidades como nas faculdades técnicas, está a ser melhorada, a fim de enfrentar os desafios da Indústria 4.0 e das novas tecnologias inteligentes, como bmfwf.gv.at destaques.
Os desafios que o panorama educacional enfrenta são grandes e as universidades técnicas estão prontas para trilhar novos caminhos juntas. As iniciativas visam não apenas educar os estudantes, mas também fortalecer a Áustria como um lugar atraente para estudar para estudantes internacionais. A TU Austria se considera um parceiro fortemente conectado em rede para negócios e indústria e oferece cursos técnicos do mais alto nível. “Queremos unir forças”, afirma Schneider, deixando claro que é necessária uma cooperação estreita nas áreas de investigação e ensino para continuar a ser altamente popular como centro de formação no futuro.
Nos últimos anos, a TU Austria provou que não é apenas um local para a educação académica, mas também pode dar um contributo significativo para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras. Com mais de 5.400 formações todos os anos, o potencial para futuros trabalhadores qualificados é elevado e oferece perspectivas promissoras tanto para os estudantes como para a economia.