Forte compromisso: Alemanha e Israel estão intensificando a cooperação
Alemanha e Israel fortalecem as suas relações em Viena: Os Ministros dos Negócios Estrangeiros discutem a ajuda humanitária e a situação de segurança em Gaza.

Forte compromisso: Alemanha e Israel estão intensificando a cooperação
Numa importante reunião em Viena, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha e de Israel, Johann Wadephul e Gideon Saar, reafirmaram os seus laços estratégicos. Na reunião, ambos os políticos sublinharam a profunda amizade entre os seus países, com Wadephul elogiando com gratidão o vínculo e Saar retribuindo esta gratidão. As conversações decorreram tendo como pano de fundo que as relações entre a Alemanha e Israel estavam melhores do que nunca, embora isso ainda levantasse questões sobre como, nas primeiras semanas do governo Merz, mundo.de relatado.
Wadephul reiterou que não deveria haver “solidariedade forçada” com Israel, uma declaração que considerou necessária após preocupações iniciais. Um tema central das suas críticas foi a situação humanitária na Faixa de Gaza, que se deteriorou dramaticamente desde 20 de Janeiro, apesar de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Wadephul apelou a mais ajuda para os palestinianos e, em particular, ao acesso generalizado das organizações de ajuda para apoiar a população local em sofrimento.
Desafios humanitários na Faixa de Gaza
A situação em Gaza é catastrófica: cerca de 1,9 milhões de pessoas, ou 90% da população, estão deslocadas internamente. Há falta de necessidades básicas como alimentos, água e cuidados médicos. Apesar das conversações políticas, a crise humanitária foi agravada por uma ofensiva terrestre israelita desde meados de Maio. Várias centenas de pessoas já morreram em ataques perto de centros de distribuição de alimentos, como explica o Foreign Office num comunicado recente auswaertiges-amt.de.
O governo federal aumentou a sua ajuda aos territórios palestinianos em mais de 300 milhões de euros desde 7 de outubro de 2023, com Deike Potzel a atuar como enviado especial para a ajuda humanitária no Próximo e Médio Oriente. Organizações como a UNICEF e o Programa Alimentar Mundial, que fornecem alimentos suplementares urgentemente necessários às crianças, são apoiadas.
Esperando uma distribuição rápida
Como tagesschau.de informou que o governo israelense inicialmente permitiu novamente o fornecimento de ajuda à Faixa de Gaza. Organizações alemãs como a Cruz Vermelha Alemã e a Caritas esperam poder distribuir rapidamente bens urgentemente necessários. Segundo a UNICEF, mais de 70 mil crianças sofrem de subnutrição aguda e necessitam de cuidados médicos imediatos. As zonas humanitárias também são necessárias para garantir a distribuição segura da ajuda, embora a situação de segurança no terreno continue a ser um grande desafio.
A falta de acesso e de licenças para o transporte de ajuda é outro grande obstáculo. Caminhões que transportam suprimentos de ajuda aguardam na fronteira há semanas pela permissão de entrada, enquanto muitas pessoas em Gaza dependem de alimentos essenciais e suprimentos médicos. Resta saber se alimentos especiais para as crianças subnutridas também serão incluídos nas entregas de ajuda.
Dadas estas circunstâncias difíceis, Wadephul enfatizou a necessidade de manter um foco claro nos direitos humanos e nos aspectos humanitários desta situação de crise e sublinhou a responsabilidade da Alemanha e de Israel em encontrar soluções para as pessoas que sofrem em Gaza.