Resiliência e pressão: Ortlechner, da Áustria Viena, exige uma reacção clara!
O Wiener Áustria luta pela resiliência depois de três derrotas na Bundesliga. O diretor esportivo Ortlechner pede gestão e adaptação à crise.

Resiliência e pressão: Ortlechner, da Áustria Viena, exige uma reacção clara!
O Wiener Áustria atravessa uma fase difícil da temporada 2025/26 da Bundesliga. Após um decepcionante histórico de apenas um ponto em quatro rodadas de jogos e três derrotas consecutivas, a pressão sobre o tradicional clube é enorme. A situação é ainda agravada pela eliminação precoce da Taça ÖFB e da qualificação para a UEFA Conference League. O diretor esportivo Manuel Ortlechner reagiu agora a esses desafios no programa “Talk & Tore” da Sky Sport Austria e enfatizou que é hora de tomar medidas duras. Na sua opinião, são necessárias “brutalidade, intransigência e consistência” para provocar mudanças, relata Portal da liga.
Na sua avaliação, Ortlechner expressou preocupação com o início da temporada e a necessidade de uma gestão eficaz da crise. Ele apelou aos jogadores para que precisassem de apoio para sair desta crise. Na sua opinião, a resiliência e líderes fortes são cruciais para o sucesso da equipa.
Mudanças e desafios de pessoal
Um tema central também foi a saída de Dominik Fitz, jogador local da Áustria, que trocou o clube pela MLS. Ortlechner deixou claro que esta venda não era uma venda emergencial, mas estava preparada há semanas. Fitz não manifestou desejo de prorrogar seu contrato, forçando-o a sair. A taxa de transferência foi considerada suficiente pelo clube, especialmente considerando o seu mandato restante Laola1.
Fitz, que em breve completará 24 anos, já provou seu valor nesta temporada. Com oito gols e doze assistências, é o maior goleador do time e divide esta posição com Haris Tabakovic. O técnico Wimmer descreveu Fitz como um excelente chutador e jogador diferenciado que executa todas as situações padrão do time e se desenvolveu pessoalmente. Suas inseguranças do passado, inclusive durante mudanças de treinador e lesões, agora parecem ter sido superadas.
A situação desportiva em resumo
A Áustria tem vários estaleiros de construção que precisam de ser resolvidos. Ortlechner enfatizou que o interesse em novas vendas gira principalmente em torno de jogadores como Fitz, Malone e Barry. A situação atual é complicada e exige ações rápidas para que o clube não continue a deslizar para a parte de baixo da tabela.
Os dias atuais de jogos mostram que a competição não está dormindo: o FC Bayern de Munique derrotou o Rasenballsport Leipzig por 6-0, enquanto outras partidas também apresentaram resultados emocionantes, como o 2-1 do Union Berlin contra o VfB Stuttgart ou a derrota do Bayer 04 Leverkusen por 1-3 contra o TSG Hoffenheim no fim de semana passado, de acordo com bundesliga-statistics.de.
Olhando para os próximos jogos, permanece a questão de saber se Viena, Áustria, pode dar a reviravolta necessária ou se os desafios são demasiado esmagadores. Em qualquer caso, Ortlechner continua optimista e espera que a integração de jogadores da sua juventude, como Sanel Saljic, e o regresso às antigas forças possam ser a chave para o sucesso.