Nova vida para o Funkhaus: nasce o sonho de vida sustentável de Viena!
Em janeiro de 2026, a construção do projeto híbrido de madeira “Solo” terá início no Vienna Funkhaus em Wieden, que inclui 35 apartamentos sustentáveis.

Nova vida para o Funkhaus: nasce o sonho de vida sustentável de Viena!
No coração de Viena, na Argentinierstrasse, há muita coisa acontecendo no icônico Funkhaus. As obras do novo edifício “Solo” começarão no final de janeiro de 2026. Este ambicioso projeto irá enriquecer o local consagrado pelo tempo com um edifício híbrido de madeira de seis andares, que inclui 35 apartamentos e está previsto para ser concluído até o final de 2027 ou início de 2028. Os experientes arquitetos da BWM são responsáveis pelo projeto e atribuem grande importância a uma ligação harmoniosa ao edifício existente.
O novo edifício será realizado utilizando o inovador método de construção “CREE”, que utiliza elementos híbridos de madeira pré-fabricados industrialmente. Esta abordagem não só oferece vantagens estáticas, mas também contribui ativamente para a proteção climática. É utilizada uma construção híbrida de madeira, que combina madeira com materiais estabilizadores como concreto e aço. Esta combinação ajuda a reduzir a pegada de carbono, reduzir as emissões de ruído e reduzir o tempo de construção.
Uma olhada nas obras
Antes do início dos trabalhos de construção, será instalada a proteção das raízes das árvores ao redor do novo edifício. Serão então utilizadas 55 sondas geotérmicas, seguidas da construção de um parque de estacionamento subterrâneo. A abordagem de construção sustentável também é sublinhada pela utilização de madeira laminada cruzada (CLT), que possui excelentes propriedades de isolamento e proteção contra fogo e é fácil de manusear.
A fachada do novo edifício será projetada com minerais para atender aos requisitos de proteção contra incêndio. Mais de 60% dos elementos de construção são pré-fabricados, o que contribui para uma utilização reduzida de materiais e para um método de construção amigo do ambiente. “A madeira está a tornar-se o principal material de construção para otimizar o respeito pelo clima, a pré-fabricação, bem como a regulação da humidade e o isolamento térmico”, é uma análise do atual método de construção híbrida de madeira.
Morando na casa do rádio
Há também um investimento significativo no edifício existente da estação de rádio, que remonta à década de 1930. Serão reformados e construídos 22 apartamentos nas seções “Echo” e “Coda”. Isto não só preserva o charme histórico do edifício, mas também leva em conta o conforto da vida moderna. Quartos com pé-direito alto, piso de madeira e plantas espaçosas têm como objetivo oferecer aos futuros moradores uma casa confortável.
Um detalhe muito especial será o andaime da varanda previsto no prolongamento “Coda”, que estará intimamente interligado com o novo edifício. Para aumentar a qualidade da estadia em frente à rádio, o pátio será desobstruído e transformado em área verde de encontro. Um hotel e uma oferta cultural também estão integrados nos planos, o que completa o conceito geral de vida, trabalho e cultura neste oásis urbano.
Preços e perspectivas
Os modernos apartamentos do novo edifício “Solo” terão áreas entre 42 e 201 m² e estão disponíveis a partir de cerca de 10.500 euros por m². Em comparação, os novos condomínios no 4.º distrito custam em média cerca de 8.000 euros por m². Quem procura apartamentos para alugar deverá esperar pagar cerca de 15 euros por m². Os empreendimentos no Funkhaus não são apenas um benefício para a arquitetura de Viena, mas também uma oportunidade para os futuros residentes.
Embora as obras comecem em breve, resta saber como o projeto se desenvolverá e que impulsos positivos trará ao bairro. Contudo, uma coisa é certa: o Funkhaus tornar-se-á um verdadeiro “bairro empilhado” e reforçará a posição de Viena como pioneira no desenvolvimento urbano sustentável.