Copenhague ultrapassada: Viena perde o título de cidade mais habitável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Copenhaga ultrapassa Viena como a cidade mais habitável do mundo no Índice Global de Habitabilidade 2025 devido à classificação de segurança e estabilidade.

Kopenhagen überholt Wien als lebenswerteste Stadt der Welt im Global Liveability Index 2025 aufgrund von Sicherheitsbewertung und Stabilität.
Copenhaga ultrapassa Viena como a cidade mais habitável do mundo no Índice Global de Habitabilidade 2025 devido à classificação de segurança e estabilidade.

Copenhague ultrapassada: Viena perde o título de cidade mais habitável!

Viena perdeu um dos seus orgulhosos títulos e já não é a cidade mais habitável do mundo. Copenhague subiu ao topo com uma pontuação impressionante de 98 pontos Índice Global de Habitabilidade catapultou, enquanto Viena agora divide o segundo lugar com 97,1 pontos, empatada com Zurique.

A avaliação, que inclui categorias como cuidados de saúde, cultura, ambiente, educação, infra-estruturas e estabilidade, mostra que Viena teve de aceitar deduções significativas na categoria de estabilidade. A pontuação caiu para 95 depois que dois ataques terroristas frustrados na cidade no ano passado impactaram a situação de segurança. Um ataque planejado a um show de Taylor Swift é visto como particularmente preocupante. Estas circunstâncias fizeram com que a percepção de Viena como um lugar seguro para viver tenha sido prejudicada, o que o Ministério do Interior também sublinha: O risco de um ataque é “actualmente elevado em abstracto, mas não gravemente ameaçador”, o que colocou a cidade sob pressão na avaliação da segurança.

Copenhaga em ascensão

Copenhaga não só brilha com um excelente resultado global, como também alcançou a pontuação máxima de 100 pontos nas áreas de estabilidade, educação e infra-estruturas. A capital dinamarquesa tem sido elogiada pelo seu investimento em medidas de segurança, incluindo uma maior presença policial e câmaras de vigilância, que são vistas como modelo para outras cidades europeias. Todos estes são factores que ajudam Copenhaga a estar na vanguarda da comparação internacional, enquanto Viena sente as consequências da ameaça terrorista BR.de relatado.

Embora alguns vienenses não estejam muito tristes com o “downgrade”, pois consideram problemático o número crescente de turistas e de apartamentos Airbnb, permanece a questão de como Viena responderá a estes desafios no futuro. O prefeito Michael Ludwig (SPÖ) colocou em perspectiva a perda da posição de topo e declarou que “não havia vergonha” em compartilhar os primeiros lugares com outras cidades. Ele está convencido de que Viena continua a ser uma cidade atraente. A hora observa também que Viena está no topo da lista há três anos e está agora num ambiente muito competitivo com cidades como Melbourne, Genebra, Sydney, Osaka, Auckland, Adelaide e Vancouver.

As 10 cidades mais habitáveis

A classificação das cidades mais habitáveis ​​mostra uma mistura emocionante de diferentes nações e culturas. Aqui estão os 10 melhores atuais:

Lugar Cidade Pontos
1 Copenhaga 98
2 Viena 97,1
2 Zurique 97,1
3 Melbourne 97
4 Genebra 96,8
5 Sidney 96,6
6 Osaca 96,0
6 Auckland 96,0
8 Adelaide 95,9
9 Vancouver 95,8

Do outro lado da classificação estão cidades como Trípoli e Damasco, que estão muito atrás com 40,1 e 30,7 pontos e reflectem os desafios da vida em regiões altamente ameaçadas.

Foram avaliadas 173 cidades, sendo que apenas três delas possuem mais de seis milhões de habitantes. Mesmo a mais populosa Tóquio alcançou apenas o 13º lugar, mostrando o quão importantes são para as pessoas aspectos como qualidade de vida e segurança.