Fritz Wotruba: Grande mostra de arte no Belvedere no 50º aniversário de sua morte!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba tudo sobre a exposição Fritz Wotruba no Belvedere 21: Arte, Influência e Monumentos, 17 de julho de 2025 a 11 de janeiro de 2026.

Erfahren Sie alles über die Fritz Wotruba-Ausstellung im Belvedere 21: Kunst, Einfluss und Denkmäler, 17. Juli 2025 bis 11. Januar 2026.
Saiba tudo sobre a exposição Fritz Wotruba no Belvedere 21: Arte, Influência e Monumentos, 17 de julho de 2025 a 11 de janeiro de 2026.

Fritz Wotruba: Grande mostra de arte no Belvedere no 50º aniversário de sua morte!

No próximo ano, uma exposição completa no Belvedere 21, em Viena, será dedicada à obra de Fritz Wotruba. Por ocasião do 50º aniversário de sua morte, o espetáculo “Wotruba International” estará em exibição de 17 de julho de 2025 a 11 de janeiro de 2026. Líderesnet relata que a exposição enfoca o papel proeminente de Wotruba no mundo da arte internacional após 1945.

O que há de especial na exposição será a arrojada arquitetura espacial, que permitirá aos visitantes vivenciar os emocionantes diálogos entre as obras de Wotruba e as de seus colegas contemporâneos. Este grupo inclui artistas conhecidos como Henry Moore, Alberto Giacometti e Louise Nevelson. As obras curadas mostram como as reduções formais passaram a fazer parte de um discurso mais amplo sobre a compreensão da escultura após 1945 Belvedere Informações adicionais.

A carreira artística de Wotruba

Mas quem realmente foi Fritz Wotruba? Nascido em 23 de abril de 1907 em Viena, o caçula de oito filhos, cresceu em um ambiente social-democrata. Seus pais, Maria Kotsis e Adolf Wotruba, influenciaram seu desenvolvimento artístico inicial. Após treinamento em oficina de gravura e puncionamento de 1921 a 1925, Wotruba frequentou a Escola de Artes Aplicadas de Viena. Lá entrou em contato com o escultor Anton Hanak, que teve influência decisiva em sua carreira. Wikipédia.

O avanço artístico de Wotruba veio com sua primeira exposição individual no Museu Folkwang em Essen em 1931. Apesar da agitação política que o levou ao exílio na Suíça em 1934, Wotruba permaneceu um ator importante no mundo da arte até seu retorno à Áustria em 1945. Aqui ele se tornou uma voz proeminente da reconstrução cultural na Áustria do pós-guerra e assumiu a master class em escultura na Academia de Belas Artes. Artes.

Obras influentes e legado

O trabalho de Wotruba é conhecido por seus corpos humanos abstratos feitos de formas cubóides, tubulares e cilíndricas. Suas obras oferecem reflexões artísticas sobre as pessoas e suas relações especiais entre si, um tema que tem preocupado muitos artistas e pensadores modernos. Essas questões serão examinadas na próxima exposição, que mostrará tanto as esculturas de Wotruba quanto as obras de seus colegas contemporâneos.

Até sua morte em 1975, Wotruba criou obras importantes, incluindo a “Catedral Feminina” e a Igreja Wotruba no Muro de Viena. Seu legado vive não apenas nas exposições, mas também no Fritz Wotruba Promenade, em Viena, que recebeu seu nome na década de 1990. A próxima exposição no Belvedere 21 promete dar uma contribuição valiosa para a sua influência duradoura na cena artística austríaca.