Atenção: Como se proteger do perigoso phishing do Paypal!
Aviso de ataque de phishing: saiba como se proteger de mensagens falsas do PayPal.

Atenção: Como se proteger do perigoso phishing do Paypal!
Em Viena, todos os utilizadores do PayPal devem ter agora um cuidado especial. A polícia e os defensores dos consumidores alertam para uma nova onda de ataques de phishing que visam dados sensíveis dos consumidores. Atualmente circulam e-mails e mensagens SMS falsos que supostamente contêm notificações sobre registros desconhecidos. Essas mensagens geralmente levam a uma página falsa do PayPal, onde as vítimas são solicitadas a inserir seus dados de login. Esta informação poderia então cair nas mãos de fraudadores, o que poderia causar danos significativos. Rádio Hochstift relata que erros ortográficos e grafias estranhas em endereços de e-mail geralmente indicam falsificações. Caso tenha alguma dúvida, deverá alterar imediatamente a sua senha e entrar em contato com o atendimento ao cliente caso perca o acesso.
Ao usar serviços bancários e de pagamento on-line, como o PayPal, existem algumas precauções básicas de segurança que os consumidores devem levar em consideração. É sabido que nenhum emissor de cartão de crédito ou provedor de pagamento confiável solicita informações confidenciais por e-mail. Os usuários são aconselhados a ficar atentos à barra de endereço do navegador e salvar as páginas de login visitadas com frequência em seus favoritos. Não clique em links de imagens ou em e-mails duvidosos – isso pode sair caro. Deverá sempre obter acesso direto através da página inicial da respetiva instituição em vez de seguir os links dos emails. O Fórum de Defesa do Consumidor salienta que a falta de clareza na comunicação constitui um claro sinal de alerta.
A prevenção é o princípio e o fim de tudo
A situação da segurança cibernética obriga-nos a estar vigilantes. Verificações regulares de transações incomuns são outro aspecto importante. Os consumidores devem verificar regularmente os saldos das suas contas e as vendas dos prestadores de serviços de pagamento pela Internet. Estas são medidas importantes para se proteger do crime cibernético. O Escritório Federal de Segurança da Informação (BSI) recomenda não iniciar links de download diretamente de e-mails suspeitos e, na melhor das hipóteses, não abrir anexos de remetentes desconhecidos.
É igualmente importante manter o software e os programas antivírus atualizados. Sem um status atualizado, você fica mais vulnerável a ataques. Usar um firewall fornece segurança adicional. Caso se sinta inseguro, nunca hesite em contactar telefonicamente o fornecedor para esclarecer quaisquer dúvidas e assim garantir uma utilização ainda mais segura. O piloto de segurança cibernética do BSI oferece informações e assistência abrangentes.
Os consumidores fariam bem em estar vigilantes, porque com a banca online só se comete um erro e tudo se perde. Use as informações para proteger você e seus dados!