Cachorro em carro brilhante: Polícia quebra janela e salva vidas!
Em 12 de junho de 2025, a polícia resgatou um cachorro superaquecido de um carro na Baviera. PETA e “Four Paws” alertam para perigos.

Cachorro em carro brilhante: Polícia quebra janela e salva vidas!
Um tipo especial de emoção ocorreu na sexta-feira, 12 de junho de 2025, em Büchlberg, Baviera. Por volta das 17h45, a polícia recebeu um relato alarmante de que um cachorro estava sofrendo em um carro estacionado. Com temperaturas exteriores de agradáveis 30 graus, a polícia local anunciou a descoberta chocante: tinha ficado quase insuportavelmente quente no veículo fechado. As janelas estavam fechadas, o dono do cachorro não estava à vista e o animal apresentava claros sinais de superaquecimento. Era necessária uma ação rápida.
A polícia não ficou parada e teve que quebrar a janela do carro para libertar o cachorro da situação. Após o resgate, o cão recebeu imediatamente água fresca e foi levado para a parte sombreada de um prado próximo. Felizmente, a proprietária chegou pouco depois e pôde receber de volta seu fiel companheiro. No entanto, a polícia já iniciou uma investigação sobre uma violação da Lei do Bem-Estar Animal. Como pode ser visto em heute.at, isso terá consequências.
O calor pode ser uma armadilha mortal para os animais
Especialistas alertam com urgência sobre o perigo de deixar cachorros no carro em dias de calor. A PETA apresentou queixa ao Ministério Público de Passau no dia 11 de junho e pede a proibição de parar o proprietário. O especialista da PETA, Björn Thun, deixa claro a rapidez com que a temperatura interior de um carro estacionado pode atingir níveis abruptos: em apenas 30 minutos, pode subir para quase 50 graus no carro. Isto não é apenas desagradável, mas pode ser fatal para os animais.
“Os animais nunca devem ser deixados num carro estacionado, especialmente nos meses de verão”, acrescenta a organização “Four Paws”. Segundo eles, não são apenas as altas temperaturas que são perigosas para os animais. Deixá-los para trás em temperaturas abaixo de zero também pode ter consequências fatais, como mostram os tremores e os lamentos dos cães. Nestes casos, é aconselhável procurar primeiro o proprietário ou, caso este não seja encontrado, contactar a polícia ou os bombeiros.
A proteção dos animais diz respeito a todos nós
Os regulamentos de bem-estar animal para cães não deixam margem de manobra: os donos de cães são obrigados a fornecer ar fresco e temperaturas adequadas. Se ignorar estes regulamentos, não só estará a ser negligente, como também estará a expor os seus animais a um perigo considerável. “Os primeiros sinais de superaquecimento são respiração ofegante, inquietação e apatia”, diz o alerta de laves.niedersachsen.de. Se ocorrerem sintomas como esse, os donos dos cães devem agir imediatamente e manter o animal fresco.
Em temperaturas extremas, Vier Pfoten aconselha: as atividades com animais devem ser adiadas para as horas mais frescas da manhã e da noite, e os animais nunca devem ser deixados num carro estacionado, nem mesmo à sombra. Porque paciência e prudência são a chave para o bem-estar do nosso companheiro de quatro patas.
Os incidentes alarmantes que envolvem o estresse térmico em animais nos lembram de estar vigilantes e sempre ter em mente o bem-estar de nossos animais de estimação. As equipes de resgate em Büchlberg provaram como é importante reconhecer os perigos e agir rapidamente em caso de emergência. Porque um coração pelos animais é o melhor que podemos dar-lhes!