Transparência para todos: Nova Lei de Liberdade de Informação na Áustria!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A nova Lei da Liberdade de Informação na Áustria aumenta o acesso à informação governamental e promove a transparência.

Das neue Informationsfreiheitsgesetz in Österreich erhöht den Zugang zu staatlichen Informationen und fördert Transparenz.
A nova Lei da Liberdade de Informação na Áustria aumenta o acesso à informação governamental e promove a transparência.

Transparência para todos: Nova Lei de Liberdade de Informação na Áustria!

O dia 1º de setembro de 2025 ficará marcado na história jurídica austríaca como o início de uma nova era de transparência. Com a entrada em vigor do Lei de Liberdade de Informação (IFG) Os cidadãos têm agora o direito básico de acesso à informação governamental. Este regulamento substitui o anterior sigilo oficial e cria a base para uma maior rastreabilidade das ações governamentais.

O discurso público, alimentado pelos relatórios atuais, já mostra os primeiros resultados da nova regulamentação. Foi assim que ele fez correio foram publicadas informações importantes sobre pagamentos de patrocínio da Wien Energie e Wien Holding aos dois principais clubes de futebol SK Rapid e FK Austria Wien. Essas percepções são apenas o começo de uma nova cultura de transparência.

Transparência como objetivo

O IFG tem o objetivo claro de facilitar o acesso à informação e permitir que o público participe nas ações governamentais. Estipula que todos os pedidos de informação ou acesso a ficheiros devem ser processados ​​rapidamente pelas autoridades responsáveis. Isto deverá finalmente permitir que a fraca classificação da Áustria nas classificações internacionais de transparência melhore, o que já era necessário há muito tempo em comparação com outros países europeus.

Particularmente digna de nota é a mudança de paradigma que surge com a abolição do segredo oficial na Áustria. A ideia de que o sigilo é a exceção e a transparência a regra está agora firmemente arraigada. Além disso, é criado um direito geral à liberdade de informação, o que representa um ponto de viragem significativo na história da Áustria. A publicação no Diário Oficial da União em 26 de fevereiro de 2024 marca o sinal de partida oficial para este desenvolvimento.

Áustria em comparação internacional

Mas como é que a Áustria se compara a outros países? De acordo com uma análise, a Áustria pode ser vista como um retardatário no que diz respeito à introdução de medidas de transparência. Embora já existam leis de transparência abrangentes e plataformas centrais em países como os Países Baixos e a Estónia, estas ainda faltam parcialmente na Áustria. A Alemanha, por exemplo, tem uma Lei de Liberdade de Informação que processa pedidos individuais no prazo de um mês e, em muitos países europeus, os websites comunitários são o principal meio para garantir a transparência.

O acesso rápido à informação é também promovido através de um novo registo de informação, que fornece aos cidadãos os dados mais importantes num relance. Além disso, o fornecimento rápido e obrigatório de informações desencadeará uma mudança cultural na forma como os dados governamentais são tratados.

Globalmente, pode dizer-se que com o novo IFG, a Áustria deu um grande passo no sentido de uma maior abertura e participação da população. Agora resta saber como a prática irá evoluir e se a tão esperada transparência se tornará plenamente uma realidade.