Prevenção de quedas para idosos: Cotidiano seguro em Viena através de workshops!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Ursula Hübel conduz workshops interativos de prevenção de quedas para idosos em Viena para promover a segurança e a mobilidade.

Ursula Hübel leitet in Wien interaktive Workshops zur Sturzprävention für Senioren, um Sicherheit und Mobilität zu fördern.
Ursula Hübel conduz workshops interativos de prevenção de quedas para idosos em Viena para promover a segurança e a mobilidade.

Prevenção de quedas para idosos: Cotidiano seguro em Viena através de workshops!

Há um tema urgente no ar em Viena: prevenção de quedas para idosos. As quedas não devem ser subestimadas - representam um risco maior de acidentes do que os acidentes de trânsito e muitas vezes acontecem na sua própria casa. Para contrariar esta situação, Ursula Hübel, a responsável pela saúde, lançou um projecto notável chamado “Segurança Saudável em Viena”. Isto é apoiado pela Promoção da Saúde de Viena (WiG) e pelo Fundo Estatal de Promoção da Saúde de Viena, como correio relatado.

Oficinas interativas acontecem neste contexto desde outubro de 2023 sob o lema “Obstáculo humano”. Em grupos de cerca de 20 participantes, os idosos aprendem como se podem movimentar dentro das suas próprias quatro paredes sem riscos. O programa é prático: além dos exercícios de equilíbrio e força, também são utilizados auxílios como tapetes antiderrapantes. E o melhor: ano que vem as palestras serão até duplicadas!

Uma abordagem holística

Um aspecto que torna o projeto especial é a integração da questão da demência. Explica que limitações nos sentidos, na memória e na mobilidade podem aumentar o risco de quedas na velhice. Para contrariar especificamente esta situação, está prevista para março de 2026 uma conferência especializada sobre o tema prevenção de quedas na Câmara Municipal. Representantes das áreas da saúde, planeamento urbano e transportes apresentarão as suas perspectivas e estarão disponíveis stands informativos durante os intervalos para oferecer maior apoio.

Porém, o compromisso vai muito além das oficinas. A introdução de formatos digitais está prevista para 2024, incluindo um treinador QR com exercícios de preparação física e prevenção de quedas. A primeira fase de teste do treinador acontecerá no assentamento Hanson East e no “Häuser zum Leben”. A iniciativa continuará até o final de 2026, estando já previstas ofertas subsequentes.

Recursos adicionais

Existem inúmeros programas de apoio para quem deseja trabalhar adicionalmente na sua mobilidade. Por exemplo, a Rummelsberger Diakonie lançou o treino gratuito de força e equilíbrio “ProfiL80+”. Este programa é adequado não só para idosos com problemas de memória, mas também para qualquer pessoa que queira manter as suas competências quotidianas. A série de vídeos aborda temas como alimentação na velhice, motricidade fina e possibilita a realização dos exercícios em conjunto com familiares. Sobre Guia de demência Qualquer pessoa interessada pode encontrar todas as informações sobre o assunto.

A saúde, a mobilidade e o bem-estar físico são cruciais para a qualidade de vida na velhice. Uma brochura do Centro Federal de Educação em Saúde oferece, portanto, uma visão geral da prevenção de quedas e explica como melhorar a estabilidade e a segurança da marcha. Existem também recomendações especiais para pessoas com mobilidade restrita para promover a independência.

Portanto, é necessária uma boa mão para sua própria saúde. Aproveite as ofertas e workshops que não pode perder! Viena está a esforçar-se por tornar a vida da geração mais velha mais segura e mais autodeterminada.