Relembrando as vítimas: cinco anos após o ataque terrorista em Viena

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 2 de novembro de 2023, Viena recordará as vítimas do ataque terrorista de 2020. Os políticos recordarão a tragédia e os défices de segurança.

Am 2. November 2023 gedenkt Wien der Opfer des Terroranschlags von 2020. Politiker erinnern an die Tragödie und Sicherheitsdefizite.
No dia 2 de novembro de 2023, Viena recordará as vítimas do ataque terrorista de 2020. Os políticos recordarão a tragédia e os défices de segurança.

Relembrando as vítimas: cinco anos após o ataque terrorista em Viena

No dia 2 de novembro de 2025, o povo vienense continuará a comemorar os terríveis acontecimentos ocorridos no centro da cidade no mesmo dia, há cinco anos. Em 2 de novembro de 2020, um terrorista do EI de 21 anos realizou um ataque que matou quatro pessoas e feriu outras 23. Os atos horríveis que ficarão na memória por muito tempo foram desencadeados ao longo de nove minutos. As vítimas incluíam um homem de 21 anos, um estudante de 24 anos, uma mulher de 44 anos e um homem de 39 anos. Ao final da violência, o autor do crime foi vítima da polícia e foi baleado.

A cidade de Viena planeja realizar uma cerimônia de entrega de coroas no domingo para homenagear as vítimas. Estarão presentes personalidades de alto escalão, incluindo o prefeito Michael Ludwig, o ministro do Interior Gerhard Karner, o ministro da Educação Christoph Wiederkehr e o ex-chanceler Karl Nehammer. A participação do chanceler Christian Stocker e do presidente federal Alexander Van der Bellen foi cancelada por motivos de saúde e agendamento.

As consequências do ataque

Uma comissão de investigação concluiu que a ameaça ao perpetrador não foi adequadamente reconhecida antes do ataque. O terrorista reuniu-se com outros islamistas no verão de 2020 e até obteve munições em Bratislava. Em Fevereiro de 2023, quatro dos seis cúmplices acusados ​​foram condenados a longas penas de prisão, incluindo três penas de prisão perpétua e uma pena de 20 anos. No entanto, o Supremo Tribunal constatou deficiências nas informações jurídicas e ordenou a repetição do julgamento. Um traficante de armas recebeu pena suspensa de nove meses devido a um erro processual.

Como resultado do ataque, foram concedidos apoios financeiros a 138 pessoas, tendo já sido pagos cerca de 399 mil euros. Além disso, foi criado um fundo para as vítimas do terrorismo no valor de 3,5 milhões de euros, do qual 106 pessoas afetadas receberam até agora um total de 3,34 milhões de euros. meinkreis.at relatado.

Estatísticas globais de terrorismo

O âmbito do terrorismo estende-se muito para além das fronteiras de Viena. De acordo com as estatísticas atuais, cerca de 7.142 pessoas em todo o mundo foram vítimas de violência terrorista em 2021, o que representa uma ligeira diminuição de aproximadamente 1,2 por cento em comparação com o ano anterior. O que é surpreendente é que o Afeganistão é considerado o país mais afectado, com o ataque mais mortífero, no qual um homem-bomba suicida do Estado Islâmico matou 170 pessoas no aeroporto internacional de Cabul. Mostra que mais de 97 por cento dos ataques ocorreram em países em conflito Estatista relatado.

Olhando para trás, para os acontecimentos de há cinco anos e para os atuais desafios globais na área do terrorismo, é claro que, apesar de todos os progressos nas áreas da segurança e da inteligência, ainda há muito a fazer. Viena, cidade de cultura e diversidade, deve sempre manifestar-se contra o que ameaça a paz.