A Roménia está a celebrar um regresso: regresso do ESC planeado em Viena em 2026!
A Roménia regressará ao Festival Eurovisão da Canção em Viena em 2026, após uma pausa de dois anos para promover a cultura musical.

A Roménia está a celebrar um regresso: regresso do ESC planeado em Viena em 2026!
A Roménia regressa finalmente ao Festival Eurovisão da Canção (ESC) e comemora o seu regresso participando na 70ª edição da competição, que terá lugar em Viena em 2026. Após dois anos de ausência deste colorido evento musical, em que os países da comunidade europeia dão o seu melhor, o mundo da música romena já está ansioso pelo próximo destaque. O anúncio veio diretamente de Dan-Cristian Turturică, Presidente e Diretor Geral da TVR (Televiziunea Română), que deu a notícia no site do canal.
A Roménia já foi uma presença regular no ESC e celebrou numerosos sucessos na década de 2000, com várias colocações de topo. Mas as últimas atuações foram bastante mistas, a última tentativa em 2023 terminou sem nenhum ponto – uma derrota dolorosa para os artistas ambiciosos. O regresso é agora ainda mais um sinal de um novo começo. O Conselho de Administração da SRTv decidiu promover ativamente o regresso, a fim de fortalecer a tradição da música romena no cenário internacional e criar um processo de seleção que traga uma lufada de ar fresco.
Um olhar para o passado
A Selecția Națională, o processo de selecção nacional, é organizado desde 1993 e tem-se revelado um sucesso, apesar de a Roménia ter sofrido algumas derrotas nos últimos anos - especificamente em quatro das suas últimas cinco participações. O passo decisivo para o regresso é uma análise abrangente dos processos anteriores e uma melhor cooperação com a cena musical local. Acima de tudo, a SRTv quer apostar na transparência para recuperar um lugar na concorrência internacional. O regresso ao CES também poderá significar que a Roménia voltará a ser muito popular. O objectivo não é apenas fortalecer a presença da música tradicional na Europa, mas também desenvolver um formato de espectáculo a nível internacional que inspire o público. Por isso, o foco está em uma atuação emocionante e inovadora para reconquistar corações perdidos. O compromisso com um processo de seleção mais transparente pode ser a receita certa para obter melhores classificações e acumular mais pontos. Em resumo, ao regressar ao CES, a Roménia não só tem a oportunidade de restaurar a honra perdida, mas também de desenvolver ainda mais a cena musical nacional, ao mesmo tempo que partilha a alegria da música com outros países. A expectativa pelo ESC 2026 em Viena é palpável entre todos os envolvidos e talvez em breve veremos novamente uma inesquecível atuação romena no grande palco. Para obter mais informações sobre a história da Romênia no Festival Eurovisão da Canção e o que está por vir, visite ESC Kompakt e Wikipédia.O caminho para Viena