Mariahilfer Straße: Novas pérolas e mais verde para o melhor estilo de compras!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A exterior Mariahilfer Straße em Viena está a ser redesenhada para aumentar a sua atratividade e apoiar as pequenas empresas.

Die äußere Mariahilfer Straße in Wien wird neu gestaltet, um Attraktivität zu steigern und kleine Geschäfte zu unterstützen.
A exterior Mariahilfer Straße em Viena está a ser redesenhada para aumentar a sua atratividade e apoiar as pequenas empresas.

Mariahilfer Straße: Novas pérolas e mais verde para o melhor estilo de compras!

A exterior Mariahilfer Straße, uma das ruas comerciais com grande potencial do 15º distrito, está actualmente a ser completamente renovada. A primeira fase da reforma foi inaugurada oficialmente na manhã de sexta-feira. Entre os presentes estavam o conselheiro de planeamento Ulli Sima (SPÖ), a presidente do clube Neos, Selma Arapović, e o líder distrital Dietmar Baurecht (SPÖ). Enquanto alguns empresários reclamam que o número de clientes ainda não é satisfatório, Baurecht está otimista e ressalta a importância do pequeno comércio para o charme da rua.

A rua será de mão única saindo da cidade, o que deverá permitir uma melhor distribuição do espaço viário. Redesenhado, os transeuntes passaram a ter à disposição calçadas mais largas, de até cinco metros, que oferecem espaços verdes integrados ao projeto. Um total de 19 novas árvores serão plantadas na primeira seção e mais de 800 metros quadrados de espaço verde adicional serão criados. Haverá também 16 áreas de estar, cinco áreas de neblina para resfriamento e pelo menos 50 novas vagas de estacionamento para bicicletas. Os bondes mantêm trilhos próprios para não atrapalhar o transporte público. A conversão será realizada em conjunto com os trabalhos de renovação necessários nas tubagens de água e na ligação ao aquecimento urbano.

Um lugar para diversidade e relaxamento

A seção recém-inaugurada oferece uma mistura bem-sucedida do antigo e do novo. A lei da construção descreve esta área como uma das “pérolas” da rua. Aqui a vida urbana encontra um ambiente convidativo com mais espaços verdes, sombra e bancos que convidam ao descanso. Uma grande loja de móveis e a popular sorveteria Garda já conquistam os primeiros clientes.

Na pesquisa com os cidadãos, apresentada no outono, foram coletadas as ideias dos moradores sobre o redesenho. Os resultados foram incorporados ao primeiro conceito para tornar a área externa da Mariahilfer Straße ainda mais atraente. A segunda fase de construção, com início previsto para o outono de 2025, irá avançar ainda mais na modernização. Os planos incluem dois recursos hídricos, cinco hidrantes, 14 pontos de neblina e 45 novas árvores.

Um sinal positivo para o futuro

O redesenho visa tornar a Mariahilfer Straße externa um importante eixo cicloviário na principal rede cicloviária do oeste de Viena. As medidas previstas inserem-se num plano mais amplo que visa também melhorar a qualidade de vida nas zonas envolventes. A proximidade de meios de transporte e salões atrativos são pontos cruciais. Resta esperar que as lojas vazias em breve tragam vida às ruas e que a mudança seja reconhecida não apenas como uma medida de renovação, mas como o início de uma nova era.

No geral, é claro que os planos para a Mariahilfer Straße exterior estão em sintonia com os tempos e visam um desenvolvimento urbano sustentável e habitável. Por último, Baurecht sublinha que está planeada para um futuro próximo uma maior acalmia do tráfego no bairro em redor da Clementinengasse, a fim de melhorar ainda mais o ambiente de vida. Estas medidas também podem servir de modelo para outros projectos de desenvolvimento urbano, como os que estão a ser levados a cabo em Berlim, onde o foco está no fortalecimento de modos de transporte ecológicos.

Outro capítulo emocionante para a Mariahilfer Straße exterior começa, e todos os olhos estão entusiasmados com os próximos desenvolvimentos.