Grande explosão de gás em Graz: homem de 47 anos morre após tragédia

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um homem de 47 anos ficou gravemente ferido em uma explosão em Graz-Mariatrost. Causa pouco clara, bombeiros de plantão.

Ein 47-jähriger Mann wurde schwer verletzt bei einer Explosion in Graz-Mariatrost. Ursache unklar, Feuerwehr im Einsatz.
Um homem de 47 anos ficou gravemente ferido em uma explosão em Graz-Mariatrost. Causa pouco clara, bombeiros de plantão.

Grande explosão de gás em Graz: homem de 47 anos morre após tragédia

Na manhã de quarta-feira, 4 de junho de 2025, uma grande explosão abalou um edifício residencial na Roseggerweg em Graz-Mariatrost e apresentou uma situação desafiadora aos serviços de emergência. O corpo de bombeiros de Graz foi alertado pouco depois das 9h30, após o primeiro relato de um colapso do teto. Quando as equipes de emergência chegaram, descobriram rapidamente que o prédio havia desabado parcialmente – as paredes estavam enegrecidas e o telhado desabou.

Um morador de 47 anos foi resgatado dos escombros com ferimentos graves e levado para o LKH Graz. Embora inicialmente ele tenha conseguido se libertar e respondesse, mais tarde ele morreu no hospital. O gerente de operações, Gernot Ranftl, percebeu depois de ver as queimaduras do homem que devia ter sido uma explosão. O cenário operacional original mudou drasticamente porque não havia outras pessoas no apartamento, o que foi confirmado por outros depoimentos.

As causas permanecem obscuras

A causa exata da explosão é atualmente desconhecida, mas os bombeiros falam de uma possível explosão de gás. Há indícios de que a explosão possa ter sido causada por um cilindro de gás. A investigação sobre a causa exata foi assumida pela Polícia Criminal do Estado da Estíria. Durante a operação, os bombeiros utilizaram um detector multigás e uma câmera termográfica para verificar o prédio em busca de novos vazamentos de gás e focos de incêndio. Os serviços de emergência, compostos por 18 bombeiros, estiveram de serviço durante cerca de duas horas e meia e acabaram por avaliar o edifício como já não habitável.

Todo o edifício foi oficialmente fechado e uma grande área isolada. Uma sombra misteriosa cai sobre a área, que até alguns anos atrás era um ponto de encontro popular graças à pousada de excursões Roseggerhof, nas proximidades, mas está fechada há algum tempo. As ondas de choque desta tragédia provavelmente serão sentidas na vizinhança por muito tempo.

A proteção contra incêndio é crucial

O incidente destaca mais uma vez a importância das medidas de proteção contra incêndio. Na Alemanha, por exemplo, onde são mantidas estatísticas relevantes, a segurança é a principal prioridade. Na Áustria, as medidas de segurança contra incêndios também são cruciais para evitar incidentes trágicos como este. Os culpados da explosão estão agora sendo investigados pelas autoridades competentes. Um conceito de segurança bem pensado poderá salvar muitas vidas no futuro e prevenir tais acidentes.

Relatórios Puls24 sobre o incidente, ao mesmo tempo que Jornal pequeno fornece mais detalhes sobre o que aconteceu. Você pode encontrar suporte e informações sobre medidas de segurança contra incêndio em swl-brandschutz.de.